11 lugares para você ir em 2017

Salto da Cotia- Foto: Fredy Guartelá

Salto da Cotia- Foto gentilmente cedida por: Fredy Guartelá

Quem já teve curiosidade de olhar o calendário de 2017 já deve ter notado que o próximo ano tem tudo pra ser um dos melhores para quem gosta de viajar. Pelo menos 11 feriados caíram em dia de semana, isso sem contar os feriados municipais (aniversário do município e dia da padroeira) conforme lista abaixo:

  • 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
  • 28 de fevereiro (terça): Carnaval
  • 1º de março, quarta-feira de Cinzas
  • 14 de abril (sexta): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (sexta): Tiradentes
  • 1º de maio (segunda): Dia do Trabalho
  • 15 de junho (quinta): Corpus Christi
  • 7 de setembro (quinta): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quinta): Nossa Senhora Aparecida
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro (quinta): Finados
  • 15 de novembro (quarta): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (segunda): Natal




1 – Parque Estadual Lago Azul

Um dos melhores lugares para se ir em família em fins de semana, o parque é ainda pouco conhecido até mesmo pelo pessoal de Campo Mourão e Luiziana que mora ali pertinho. Saiba mais sobre o Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul Campo Mourão
Parque Estadual Lago Azul em Campo Mourão

2 – Parques municipais abertos na região

Parece clichê, mas os parques municipais são bons lugares para se visitar nos fins de tarde, jogar um papo fora e ainda fazer alguns exercícios. Saiba mais sobre alguns parques de nossa região

Parque do lago em Campo Mourão
Parque Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão

3 – Pesqueiros, rios e cachoeiras

Nossa região é rica em rios (Piquiri, Ivaí, Cantu, Tricolor, 119, do Campo, Formoso, Várzea e outros), cachoeiras e pesqueiros. Os pesqueiros mais visitados são o Belini (Campo Mourão), Lago Azul (Goioerê), Arcanjo (Ubiratã), Recanto do Lago(Campina da Lagoa), do Rael (Campina da Lagoa), Nossa Senhora Aparecida (Mamborê), Pantanal (Terra Boa). Saiba mais sobre os pesqueiros em nossa região.

Pesqueiro Arcanjo - Ubiratã
Pesqueiro Arcanjo em Ubiratã

Veja 7 cachoeiras de nossa região

4 – Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo


Outro parque muito bacana de se visitar é o Vila Rica em Fênix. Passou por uma reforma recente, onde, eu particularmente não vi muita mudança. Houve pintura e organização do acervo museológico, porém o acesso às antigas ruínas é restrito a pesquisadores. Quem visitá-lo pode aproveitar para ver a Igrejinha da Serra e o Santuário Santa Rita de Cássia a poucos km’s dalí. Saiba mais sobre o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo.

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo
Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

5 – Grandes Pousadas e Resorts

Os lugares mais buscados por aqui são a Pousada Parque das Gabirobas, Hotel Fazenda Água Azul, A Fazendinha, Hotel o Recanto e o Resort de luxo Termas de Jurema.

Hotel Fazenda Água Azul - Quinta do Sol
Hotel Fazenda Água Azul – Quinta do Sol

6 – Recantos e pequenas pousadas

Nos últimos anos vários empreendedores rurais estão abrindo espaço para os turistas. Se destacam na região o Recanto Raio de Sol, Ansel mini e Fazenda Santa Helena em Mamborê, Pousada Sitio São José em Quinta do Sol e outros vários que estão se consolidando no turismo rural regional.

7 – Museus e locais históricos

Nos sábados até meio dia o Museu Deolindo Pereira Mendes em Campo Mourão está aberto a visitação. Este é um dos poucos na região que segue essa prática, porém pra quem tem uma folga no meio da semana vale a pena visitar os museus das cidades de Boa Esperança, Goioerê, Ubiratã, Engenheiro Beltrão e Campina da Lagoa.

Museu Municipal Deolindo Pereira Mendes - Campo Mourão
Museu Municipal Deolindo Pereira Mendes  – Campo Mourão

8 – Cânion Guartelá em Tibagi

Ouvia falar muito em Tibagi, com um amigo de Faculdade, o Manoel. Todos os dias ele falava alguma coisa de Tibagi com um entusiasmo e alegria que contagiava a todos. Sinceramente ainda não conheço a cidade nem o cânion, mas está na minha lista esse ano. Saiba mais sobre os roteiros de Tibagi  no site  Tibagi turismo , Parada do Guartelá e Facebook Freddy Guartelá.

9 – Foz do Iguaçu e seus vários atrativos





Paranaense que se preze tem o dever de conhecer uma das sete maravilhas da Natureza. Eu particularmente acho que o turismo interno deveria ser incentivado. Deveria ter maiores benefícios para que o paranaense conheça seu próprio estado (ex. desconto na entrada do parque, pagar menos no pedágio, entre outros). Quem vai a Foz, além é claro das Cataratas do Iguaçu, pode conhecer a Itaipu, templo budista, parque das aves e os vários parques urbanos distribuídos pela cidade.

10 – Momentos em família e com amigos

Vários lugares são referência na região em qualidade e atraem pessoas de várias cidades. Campo Mourão, principal cidade da região, possui vários lugares pra o happy hour como as franquias de empresas reconhecidas nacionalmente, pizzarias, hamburguerias, brigaderias, bares e casas noturnas. Nas cidades ao entorno destacam-se a Pizzaria Fornetto e Complexo madeira em Juranda, Pizzaria Fornalha em Ubiratã, Porto Grill em Goioerê e vários outros.

Complexo madeira em Juranda
Complexo madeira em Juranda

11 – Eventos diversos

Festas dos pratos típicos como  o Carneiro no Buraco, Vaca Atolada, Leitoa Mateira e Frango Invertebrado juntam multidões em nossa região. Quase todas as cidades comemoram também seu aniversário com shows e parque de diversões, alguns contando até com espaço próprio para isso (Parque de exposições de Campo Mourão, Mamborê e Goioerê).Nos últimos anos a região passou a fazer parte também dos circuitos vou de bike, caminhada internacional na Natureza e Rotas da fé. Fique por dentro dos eventos em nossa região nos acompanhando no Facebook e no nosso guia de eventos.

Caminhada na natureza
Caminhada Internacional na Natureza

E aí? conta pra gente, onde você quer ir em 2017?

Compartilhe sua sugestão de roteiro, evento, fim de semana. Caso queira compartilhar sua viagem/experiência e aparecer aqui no trilhas, comenta aqui em baixo, no nosso Facebook, Instagram ou envie um e-mail para contato@trilhaselugares.com

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná!
Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares
Sugira, critique, participe!
;-)