O que fazer em Campo Mourão?

Catedral São José em Campo Mourão

Campo Mourão é a principal cidade da mesorregião centro ocidental paranaense tendo a melhor rede hoteleira e de alimentação de toda região. Bares, restaurantes, hotéis, parques, museu, pousadas, recantos e o famoso Carneiro no buraco são as opções mais conhecidas e apreciadas por mourãoenses e visitantes.



Parque Estadual Lago Azul

Uma das maiores unidades de conservação da região possui duas trilhas para visitação, a Aventura e a Peroba. O acesso é fácil. Seguindo pela BR 487, cerca de 10 km após o trevo próximo à Unicampo/UTFPR. Passa o Hotel O Recanto, a subestação de energia, o viaduto, o Parque Industrial da COAMO e a barragem da Usina Mourão. A Esquerda teremos a entrada do Parque Estadual Lago Azul. Internamente existe um estacionamento onde você pode deixar seu veículo. O parque fica aberto de terça a sexta-feira das 09:00 às 17:00 a nos sábados, domingos e feriados das 14:00 às 17:00.

Parque Estadual Lago Azul Campo Mourão

Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira

É conhecido popularmente como “parque do lago”, ponto de encontro da comunidade e utilizado para caminhadas, ginástica, contemplação, pratica esportiva e lazer em geral. É aberto todos os dias da semana e a entrada é gratuita. Durante a noite o parque é fechado. Nos últimos meses ganhou novos “ilustres visitantes”, as capivaras que fazem a alegria da criançada.

Parque do lago em Campo Mourão

Teatro Municipal

Completando em 2015 seus 20 anos de existência, o local é destaque nacional na qualidade das manifestações artísticas e culturais que recebe anualmente. Recebe eventos musicais, palestras, encontros, seminários, artes cênicas, exposições entre outros.

Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira

O Museu tem registros da memória e histórica da cidade através de entrevistas, depoimentos e peças históricas que participaram do cenário que levou ao desenvolvimento da cidade. A maior parte das peças foi obtida por meio de doação por parte da comunidade e faz com que o museu seja reconhecido como o mais completo da região. É aberto de terça a sexta-feira das 08:00 às 11:30/ das 13:30 às 17:30 e aos sábados das 08:00 às 12:00. A visitação é gratuita.

Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira -Campo Mourão

Praça do Fórum de Campo Mourão

Praça do Fórum em Campo Mourão- PRNa praça do fórum, tradicional logradouro de Campo Mourão-PR, além da quadra de areia, ampla área verde, quiosques e o próprio fórum, encontramos um monumento diferente que timidamente chama a atenção de visitantes do local.

O monumento ao lado foi construído no auge do período militar (Ernesto Geisel), marcando o lançamento do programa nacional de conservação dos solos (PNCS). Frases presentes no monumento:

“Conservar o solo é garantia de que sua generosidade lhe dê fartas colheitas e que também desfrute dele as gerações futuras.”

“O solo é o maior patrimônio de uma nação, conservá-lo é investir no futuro.”

 

Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida

Localizado na Avenida Jorge Valter a poucas quadras do Hipermercado Muffato. É um dos maiores e mais belos santuários da região. No mês de outubro ocorre a festa da padroeira atraindo vários romeiros.

Catedral São José

Um dos cartões postais do município que reforça a identidade religiosa da comunidade mourãoense. Segundo o blog São Bento no passado, a mesma obra foi projetada primeiramente para a construção da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul-SC e posteriormente vendida para Campo Mourão e Antonio Carlos-SC. Ao lado da catedral, na Praça Getúlio Vargas, existem ainda o Coreto Alberto Nogaroli e o Chafariz, monumentos tombados pelo patrimônio histórico municipal há mais de 10 anos atrás.

Catedral São José em Campo Mourão

> Catedral São José em Campo Mourão

Pousadas



  • A Fazendinha:  A pousada é reconhecida em toda a região pela qualidade de seus serviços e estrutura. + Informações: Site da Pousada.   Tel.: (44) 3523-2819.
  • O Recanto: Hotel pousada com grande infraestrutura, conta com piscina, restaurante, trilha, academia, sala de jogos, lago, churrasqueira e muito mais. +Informações: Site da Pousada. Tel.: (44) 3529-1022 – (44) 3529-1255
  • Pesqueiro do Belini
  • Recanto Davery

Outros atrativos

  • Festa Nacional do Carneiro no Buraco: Um dos pratos típicos mais conhecidos e apreciados no Paraná é servido anualmente no mês de julho no Parque de Exposições do município. Estima-se, nos últimos eventos, que mais de 150 mil pessoas tenham experimentado este prato.
  • COMCAM fest: Anualmente a festa reúne todos os pratos típicos da região em um único lugar, atraindo grande público e reforçando a intenção da região em se tornar um “Polo gastronômico regional”.
  • Cristo é nosso show: Romaria, exposições e shows marcam este que é o maior evento religioso da região. Tudo isso com entrada gratuita no parque de exposições de Campo Mourão. Site do evento.
  • PorcoFest: A tradicional festa é promovida pelo Rotary. Tem como principal prato o porco no Rolete e é direcionado a projetos de cunho social promovidos pela entidade.
  • Prova Rústica São José: tradicional corrida de rua que leva o nome do padroeiro do município e atrai esportistas de várias regiões do Brasil e de outros países.
  • Feira do produtor: Semanalmente ocorrem oito feiras: nas segundas no Jardim Aeroporto, as terças na vila Urupês (próximo ao santuário). Quarta-feira no Jardim Isabel (próximo ao cemitério). Quinta-feira no Jardim Ana Elisa e no Bairro Lar Paraná. Na sexta feira no Jardim Tropical 2 e no Jardim Laura. Fechando a semana, no sábado é a vez da feira na região do Cohapar.
  • Marco das três fronteiras: Se em Foz do Iguaçu existe o marco das três fronteiras, aqui na nossa região temos algo similar, o marco das quatro fronteiras. O marco delimita as fronteiras entre Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul e Peabiru.

> Quais os melhores restaurantes em Campo Mourão?

Locação para eventos



E você? O que mais gosta em Campo Mourão? Compartilhe sua opinião!

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)