Turismo: O que fazer em Ubiratã?

Canteiro em Ubiratã

Forte agricultura e intensa atividade comercial marcam o cenário de Ubiratã que pode ser considerada uma das cidades mais belas do interior do Paraná. Conheça os principais pontos turísticos da cidade e entenda o porquê do slogan “Lugar de gente feliz”.

Natureza e parques

  • Creche das árvores: próximo ao parque de exposições o município desenvolve um projeto inovador de preservação ambiental. Saiba mais em Programa cidades sustentáveis.
  • Parque dos Ipês: Próximo à Av Botelho de Souza  encontramos o maior espaço de lazer público da cidade, o Parque dos Ipês.

Parque em UbiratãPesqueiro Arcanjo

  • Tradicional ponto de encontro em Ubiratã com mais de 20 anos de história o local oferece pescaria, porções e bebidas há menos de 2 km da cidade (final da Rua Yolanda Y. de Carvalho, pegando um trecho de pavimento poliédrico). Um dos diferenciais do pesqueiro é a garantia de qualidade dos produtos comercializados. O local de limpeza dos peixes é inspecionado e tem certificação municipal. Ambiente familiar, agradável, seguro e de fácil acesso são outros pontos fortes deste local.

Pesqueiro Arcanjo - Ubiratã

Atendimento de 3ª a domingo a partir das 14 horas. A lanchonete do pesqueiro começa a funcionar a partir das 17 horas de 3ª a 6ª feira. Em sábados, domingos e feriados o atendimento da lanchonete acontece junto com a pescaria a partir das 14 horas. Tel.: (44) 9934-0166 .

  • Além do pesqueiro Arcanjo existe o pesqueiro dos Manhê, também muito frequentado pela população local.

Praças

  • Ubiratã é a cidade que mais tem praças na região (proporcionalmente ao seu tamanho), porém o que destaca-se na cidade é a criatividade e arte envolvida na criação e preservação destes espaços.

Histórico

Museu Patrimônio Histórico e cultural de Ubiratã: Em outubro de 1979 foi inaugurado o Museu que na época dividia espaço com a biblioteca municipal. No atual espaço dedicado ao museu encontramos várias peças doadas pela comunidade de Ubiratã entre elas painéis, móveis, utensílios antigos, objetos indígenas, rochas, fotos e documentos.

Museu Patrimônio Histórico e cultural de Ubiratã

O museu fica na Rua Ernesto Novaes de Souza, s/n, próximo ao Mercado Boniatti e prefeitura. O local é aberto de segunda a sexta feira pela manhã das  08:00 às 12:00 e a tarde das 13:30 às 17:00.

Livro sobre a história de Ubiratã

Livro escrito por Alceu Sperança, Regina Sperança e Selene Cotrim Ribeiro de Carvalho. Publicado em Maio de 2008 e disponibilizado gratuitamente no site da prefeitura de Ubiratã (Baixe ele aqui).

Eventos

  • Expedição ecológica: Tradicionalmente, na semana do Dia do Rio, no mês de novembro, acontece a Expedição Ecológica no rio Piquiri, envolvendo pessoas de diversas cidades da região.
  • Festa de Santo Reis: todo dia 06 de janeiro.
  • Carnaval de rua – Ubiratã é um dos únicos municípios a promover o evento na região.
  • Exposição e Feira agropecuária de Ubiratã-Expobira-  de 05 a 08 de novembro a cidade recebe turistas de várias cidades para comemorar o aniversário da Cidade com shows, rodeios e exposições.
  • Feira do produtor: Ubiratã possui estrutura própria para os feirantes. As feiras  acontecem toda 4ª feira a tarde e sábado de manhã. Na 6ª feira, ao lado da prefeitura municipal, ocorre a feira da lua.

Hotelaria

Hotel em Ubiratã

Devido a sua estrutura, sempre que ocorrem eventos na região, a rede hoteleira da cidade é bastante frequentada.

  • Hotel Maclau”s – Endereço: Rua Princesa Isabel, 1065 (centro). Telefone: (44) 3543-2255
  • Hotel São Francisco – Telefone: (44) 3543-1304
  • Hotel Talismã – Telefone: (44) 3543-1904
  • Hotel Vera – Endereço: Rua Pedro de Oliveira, 717. Telefone: (44) 3543-1432 / 3543-4685 / 3543-4020

Gastronomia

  • Restaurante Cilico – Endereço: Rua Benjamin Constant, 840. Telefone: (44) 3543-2013
  • Restaurante Maclau”s – EndereçoPrincesa Izabel , 1036. Telefone: (44) 3543-2255

Conhece algum outro roteiro de Ubiratã? Conhece a cidade? O que achou dela? Compartilhe sua opinião!

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná!
Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares
Sugira, critique, participe!
;-)