Conheça o Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul Campo Mourão

Gratuito, saudável e extremamente agradável, uma parada no Parque Estadual Lago Azul é uma boa pedida. O local fica a cerca de 10 km distante de Campo Mourão, logo após o parque industrial da COAMO e da barragem da Usina Mourão, pela BR 487 .

Veja mais lugares interessantes em Campo Mourão

Como surgiu o Parque Lago Azul?

O Parque Estadual Lago Azul, foi criado em 30 de junho de 1997 (Decreto nº 3.256) com uma área de l.749,01 ha, localizada nos municípios de Campo Mourão e Luiziana. Sua origem está ligada a construção da Usina Mourão que tinha por objetivo aproveitar progressivamente o potencial do Rio Mourão a partir do Salto São João.  A usina foi concluída em 1964 reforçando a disponibilidade energética da região.

Muitos impactos ambientais vieram em decorrência da obra e, em virtude disso, foram tomadas várias iniciativas para conservar e promover uso racional dos recursos naturais do lago e seu entorno.  Na década de 1980 houve reflorestamento e implantação de área de pesquisas delineadas pela EMBRAPA. Na década de 1990 houve várias ações de prefeituras, associações, universidades e outros no sentido de idealizar/pensar em formas de conservar e utilizar o potencial da região do Lago Azul. Um dos desdobramentos desses debates foi a criação o Parque Estadual Lago Azul em 1997.

Veja o plano de manejo do Parque Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul- Foto: Maria Aparecida de Araujo, 2014

Opções de passeio

Para o visitante existem duas opções de trilha, a Peroba (3.850m) e a Aventura ( 3.200m). Segundo o guia Paulo, geralmente nos dias de semana é mais frequente a visita com grupos organizados (escolas, faculdades, etc). Nos sábados e domingos as famílias e grupos de amigos predominam.

A trilha aventura só é liberada para maiores de 14 anos e em dias secos, que é quando o trajeto não oferece riscos a segurança dos visitantes. Em dias de chuva e alguns dias posteriores a ela, por exemplo, fica proibido a visitação nesta trilha pelo fato dela estar escorregadia.


Trilha Peroba

Apesar de ser quase a mesma distância (apenas 650m a mais) a Peroba tem um percurso mais suave. Ela passa por trilhas em meio a mata, áreas abertas, resquícios de cerrado, uma pequena cachoeira, um grande lago e viveiro de mudas. Por ter um percurso fácil e relativamente leve não tem acompanhamento de guia podendo ser visitado em todo o período de funcionamento (respeitando o horário de fechamento da Unidade de conservação).

Trilha Aventura

Já a trilha Aventura, faz jus a esse nome. No percurso o visitante caminha por entre as trilhas e por dentro do rio, passa por duas quedas d’ água, por um pedaço dos quase 4 km dos dutos da usina mourão que movimentam as turbinas logo abaixo e resquícios de uma antiga usina existente no local. Os passeios ocorrem a partir das 14 horas (saindo da sede do parque às 14h30min) levando de 1h e meia a 2 horas para ser concluída.

-> Vamos na trilha aventura?

Horário de funcionamento

  • Terça a Sexta-feira das 09:00 às 17:00
  • Sábados, Domingos e Feriados das 14:00 às 17:00

+ Informações

Recomendações



  • Indispensável: Água, repelente, protetor solar e roupas confortáveis.
  • Calçados: Recomenda-se calçados sempre fechados e confortáveis.
  • Bolsas: Levar apenas o que for realmente necessário. Acredite, até o fim da trilha o peso pode mais do que triplicar.
  • Celulares, câmeras e filmadoras: Caso queira registrar esses momentos, se for pela trilha Peroba o equipamento não pode faltar. Agora se for pela Trilha Aventura deve se lembrar que irá passar debaixo d’água, então, se levar, é bom se prevenir com algo que proteja o equipamento.
  • Escolha das trilhas: a trilha aventura exige mais esforço físico e por esse motivo deve ser visto com o guia as características do percurso para avaliar se realmente vale a pena percorrê-lo no dia principalmente se houverem idosos e crianças no grupo, lembrando que menores de 14 anos não podem fazer o percurso.

Informações adicionais

E você?

O que você achou do lugar? Já fez o passeio? O que achou? O espaço aqui é seu! Compartilhe, comente ajude a divulgar ainda mais essa excelente opção de entretenimento e lazer da região de Campo Mourão.


Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)