3 trilhas incríveis que você precisa conhecer

Que tal fazer exercício e ainda curtir a natureza, ar puro, canto de pássaros, contato com terra, água…. tudo de graça? Vamos te provar que isso existe e bem pertinho de onde você mora.

Parque Estadual Lago Azul





O tradicional Parque mourãoense dispõe de duas opções de trilhas para os visitantes: a Peroba (3.850m) e a Aventura ( 3.200m).  A trilha aventura só é liberada para maiores de 14 anos e em dias secos, que é quando o trajeto não oferece riscos a segurança dos visitantes. Em dias de chuva e alguns dias posteriores a ela, por exemplo, fica proibido a visitação nesta trilha pelo fato dela estar escorregadia.

Parque Estadual Lago Azul

Apesar de ser quase a mesma distância (apenas 650m a mais) a Peroba tem um percurso mais suave passando por trilhas em meio a mata, áreas abertas, resquícios de cerrado, uma pequena cachoeira, um grande lago e viveiro de mudas. Por ter um percurso fácil e relativamente leve não tem acompanhamento de guia podendo ser visitado em todo o período de funcionamento (respeitando o horário de fechamento da Unidade de conservação).

Parque Estadual Lago Azul

Já a trilha Aventura, faz jus a esse nome. No percurso o visitante caminha por entre as trilhas e por dentro do rio, passa por duas quedas d’ água, por um pedaço dos quase 4 km dos dutos da usina mourão que movimentam as turbinas logo abaixo e resquícios de uma antiga usina existente no local. Os passeios ocorrem a partir das 14 horas (saindo da sede do parque às 14h30min) levando de 1h e meia a 2 horas para ser concluída.

  -> Saiba mais sobre o Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul Campo Mourão

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

No município de Fênix-PR ,  a 70 Km de Campo Mourão e 92 Km de Maringá, um verdadeiro sítio arqueológico a céu aberto guarda os mais bem conservados vestígios da ocupação dos indígenas e Jesuítas em território paranaense.  O Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo leva o nome das ruínas da segunda fundação da cidade colonial espanhola de Villa Rica del Espiritu Santo no século XVI. Como estrutura ao visitante o local conta com centro de visitantes, museus, trilhas e um belo lago.

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

Apesar de não ser permitida a visitação às ruínas da antiga cidade jesuítica, as trilhas em meio a mata nativa, com duração de cerca de uma hora, promovem o encontro do visitante com um dos últimos resquícios de floresta tropical da região. Perobas, figueiras, canelas e palmitos são encontrados em abundância no local.

-> Conheça o Parque Vila Rica do Espírito Santo

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo-> Conheça o Parque Vila Rica do Espírito Santo

Parque Ecológico de Goioerê





O Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura é uma opção divertida, gratuita e saudável para os moradores de Goioerê e região. Os 24,16 hectares, as trilhas, os mais de 300 macacos, as duas mini-praças, as nascentes e a vegetação nativa permitem ao visitante um encontro mais próximo coma natureza e o alívio do stress do cotidiano urbano.

Parque Ecológico de Goioerê

Em meio a caminhada na trilha principal, podem ser encontradas trilhas secundárias que podem levar o visitante a lugares incríveis. Existe um corredor de matas que encontra no Córrego Schmidt fazendo com que o parque vire um importante corredor ecológico. Lá já foram encontrados macacos pregos, quatis, cotias, lagartos, tatu, tamanduá entre outros animais silvestres.

-> Saiba mais sobre o parque ecológico de Goioerê

Parque Ecológico de Goioerê

O que você achou? Já conhecia? Frequentava? Conhece algum outro lugar legal na região; Compartilhe sua opinião!

Conta pra gente, o que você achou?

Escrito por: Trilhas & Lugares

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)