Turismo na região de Campo Mourão

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) engloba o território da mesorregião Centro-Ocidental Paranaense abrangendo 25 municípios e uma população de mais de 300 mil pessoas e tem nas festas gastronômicas seu maior potencial para o desenvolvimento do turismo regional.

Praticamente todos os municípios da região celebram ao menos uma vez ao ano sua “festa do prato típico”, fortalecendo os laços culturais e movimentando a economia. A maioria dos deliciosos pratos foi escolhida pela própria comunidade, depois de várias reuniões. Algumas iguarias misturam lendas, costumes ou buscam recordar fatos do passado pioneiro de suas localidades e, junto a isso, transformaram as festividades em mega eventos que atraem multidões dos mais variados cantos do país. Inclusive esse tem sido uma das portas de entrada para que a região seja reconhecida como atrativa aos olhos dos turistas.

Carneiro no Buraco- Prato típico de Campo Mourão (Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal)

Carneiro no Buraco- Prato típico de Campo Mourão (Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal)

Além dos parques urbanos, como os parque do lago de Campo Mourão, Boa Esperança, Mamborê, Campina da Lagoa e Nova Cantu, a região conta com dois grandes parques estaduais com atrativos para todas as idades: o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo e Parque Estadual Lago Azul.

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

> Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

Aqui é possível encontrar as ruínas das comunidades espanholas do século XVI e XVII situadas no Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix. Um museu a céu aberto. Para os mais aventureiros uma opção interessante é a peregrinação pelo Caminho do Peabiru. Segundo relatos históricos este caminho foi percorrido pelos povos indígenas e, mais tarde, pelos jesuítas, se estendia por mais de 3 mil km ligando o Atlântico ao Pacífico, passando por municípios da região.

Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul Campo Mourão

> Cachoeira no Parque Estadual Lago Azul

Gratuito, saudável e extremamente agradável, uma parada no Parque Estadual Lago Azul é uma boa pedida. O local fica a cerca de 10 km distante de Campo Mourão, logo após o parque industrial da COAMO e da barragem da Usina Mourão, pela rodovia BR 487 sentido Iretama.

-> Conheça o Parque Estadual Lago Azul

Parque do lago de Campo Mourão

Um cenário muito conhecido pelos visitantes de Campo Mourão é o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), lugar ideal para caminhadas, ginásticas e atividades recreativas em geral. Além de ser um dos principais cartões postais da cidade, é um dos locais mais frequentados na região. O acesso é gratuito e após uma boa caminhada, alí em frente tem a barraquinha do seu Sebastião com uma deliciosa água de coco e vários sorveteiros para a felicidade da criançada.

Parque do lago em Campo Mourão

> Parque do lago de Campo Mourão

Eventos como as cavalgadas, exposições anuais, semana de adrenalina e MotoCross ( Boa Esperança ), Boiacross (Farol), ralis (Fênix) e caminhadas atraem multidões que se encantam com a receptividade de nosso povo. Pra quem deseja um ambiente mais tranquilo e maior proximidade com a natureza, tem a disposição ampla variedade de pesque-pagues, pousadas, parques, rios, quedas d’água, artesanatos e as tradicionais feiras de produtores.

E você? O que está esperando?

 

Conhece algo legal, diferente, bacana? Conta pra gente o que você mais gosta na região.

Conta pra gente, o que você achou?

Escrito por: Trilhas & Lugares

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)