Vamos pra feira do produtor?

Feira do Produtor em Campina da Lago

As feiras já são um atrativo importante nas cidades da região de Campo Mourão há vários anos fazendo parte da cultura dos moradores locais. Produtos de qualidade, fresquinhos e com a garantia do produtor. Temos ao menos mais de 20 feiras livres semanais nas nossas cidades. Separamos abaixo uma lista com as mais conhecidas.

Quando acontece a feira do produtor?

Feira em Goioerê

Feira em Goioerê

As feiras de produtores acontecem em praticamente todas as cidades da região em dias específicos. Veja os dias e horários:

  • Altamira do Paraná – Toda sexta das 15:00 às 21h na praça central da cidade.
  • Boa Esperança – Toda sexta feira na praça próxima à rodoviária e Câmara municipal.
  • Campo Mourão – Sete feiras em diferentes lugares.
    Dia Local Horário
    Terça Vila Urupês – Próximo ao Santuário Nossa Senhora Aparecida 17h às 21:10h
    Quarta Jardim Isabel – Praça Ilha bela 17h às 21:10h
    Quinta Jardim Lar Paraná – Praça Alvorada 17h às 21:10h
    Quinta Jardim Santa Nilce – Praça Maria Lucena 17h às 21:10h
    Sexta Jardim Laura – Próximo ao Country Club 17h às 21:10h
    Sexta Jardim tropical I – Praça do Japão 17h às 21:10h
    Sábado Cohapar – Rua Pássaro Preto com Av. Pres. John Kennedy 17h às 21:10h

    Campina da Lagoa: A feira ocorre de segunda a sexta feira das 08:00 às 18:00 na Rua Vereador Homero Franco (fecha para almoço das 12:00 às 13:00h). Aos sábados acontece das 08:00 às 12:00h.

  • Goioerê: Semanalmente ocorrem três feiras na cidade: No domingo ao lado do correios; nas terças e sábado próximo ao ginásio de esportes 10 de Agosto (Av. 19 de Agosto); e nas quintas, na praça do jardim Curitiba. Nelas são ofertados os tradicionais espetinhos, pastéis e hortifrúti vindos direto dos produtores rurais do município.
  • Mamborê – Toda 4ª feira na praça próxima à Concremam. Conta com o tradicional concurso Garota da feira.
  • Moreira Sales – Toda quarta feira entre as 16:00h e 18:30h (próximo à igreja matriz) | Aos Domingos das 07:00h às 10:30h (próximo à igreja matriz) | Sábado a tarde a partir das 16:30 (Vila Belém).
  • Ubiratã – Três feiras semanais na cidade:  quarta feira a tarde e sábado de manhã em espaço próprio para o evento | sexta feira (feira da Lua) na praça da prefeitura.

Por que as feiras são importantes?

De acordo com uma pesquisa feita por de Jesus Alves da Silva e Alexandre Florindo Alves ( Veja a pesquisa completa) as feiras possibilitam aos pequenos produtores escapar das transações comerciais via supermercados. Até por que nelas são realizadas vendas por consignação, ou seja, se o mercado não vender o agricultor arca com o prejuízo. Com a feira, o agricultor define o perfil de sua clientela e se adapta a situação (oferta seus produtos de acordo com a demanda). Além disso, ele percebe quais são as tendências de mercado, já que o contato direto com os clientes permite ao produtor saber quais são os alimentos mais requisitados.

Feira em Altamira do Paraná

Feira em Altamira do Paraná

Claro que nem tudo é perfeito, há algumas barreiras, porém frente aos benefícios, estas podem ser enfrentadas. A divulgação do trabalho realizado pelo produtor a sua clientela e os pagamentos à vista configuram-se como pontos positivos. Por outro lado, existem aspectos restritivos, como os deslocamentos constantes, pois nem sempre a logística vista no município permite uma redução dos custos. Ocorrem também alguns desconfortos, pois os locais são geralmente abertos, e nos dias de chuva e frio intenso tanto o comprador como o vendedor ficam expostos às intempéries.

Criatividade para vender mais

Um caso de muito sucesso em feiras públicas ocorre em Mamborê. Aqui temos junto com a feira dois dos principais eventos da cidade: Festivais de música e Garota da feira. Ambos são sucesso consagrado no público local (Em breve queremos trazer mais informações sobre o evento).

Em sua cidade ocorrem feiras livres? Quais suas principais características? Dê sua opinião!

E na sua cidade? Como funciona a feira do produtor?

O que pode melhorar? Notou que faltam algumas cidades? Por favor ajude-nos a completá-la e compartilhe informação!

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)