52ª edição da Rota da Fé reúne centenas de fiéis

Foi realizado hoje a 52ª edição da rota da fé. Houve a participação de pouco mais de 100 peregrinos que percorreram lugares sagrados de Campo Mourão e Apucarana. A cidade alta (apelido de Apucarana) compartilha com Campo Mourão o mesmo padroeiro, São José, e realiza pela 5ª vez o trajeto passando por lugares sagrados.

A Rota da Fé é uma ação prática idealizada por Ruben Moyano, que nasceu no Primeiro Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável realizado no Centro Catequético. Nos anos posteriores passou pelo Brasil, Argentina, Bolívia. A XIV edição, segundo Moyano, vai ser em COMAYAGUA-HONDURAS (América Central) no mês de julho deste ano.

  • Como trabalhar turismo religioso de forma sustentável?

O que é a Rota da Fé?

A Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza.

  • Esse movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade de Campo Mourão e visita, no mínimo dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico. A Rota passa em duas a três cidades, movimentando centenas de pessoas direta e indiretamente, envolvendo apoio das prefeituras, empresas, entidades, instituições públicas e mistas e da Diocese e da Região de Campo Mourão.

Início da 52ª Rota da Fé

O início da rota, como de costume foi na Catedral São José em Campo Mourão. Um delicioso café da manhã e a benção do padre local. Chegando em Apucarana, fomos muito bem acolhidos logo na saída do ônibus. De lá seguimos para uma missa celebrada na Catedral São José. Nela houve a troca de presentes entre os visitantes de Campo Mourão e a comunidade de Apucarana.

Além de duas imagens de São José, foi doado pela Secretaria de Agricultura de Apucarana 50 mudas de flores para a Fraternidade O Caminho de Campo Mourão. Inclusive um dos destaques da Rota foi a presença de três freis da Fraternidade o Caminho. A simplicidade, humildade e emoção do trio encantou os fiéis que participaram da celebração na Catedral de Apucarana. Após a celebração houve feira de antiguidades, artesanatos, exposição de animais e lanches diversos na área externa.

Relíquias da Cruz de Cristo e Gruta

Após a missa fomos na gruta ao lado da Igreja. Depois fomos conhecer as relíquias da Cruz de Cristo. Conforme cartaz exposto na entrada da sala “os fragmentos da Cruz de Cristo contidos na relíquia possuem toda documentação que comprovam a autenticidade dos mesmos. A referida documentação foi expedida por Roma” .

Mostra Iconográfica

Um dos pontos altos da Rota foi a sala de mostra iconográfica. As salas reúnem mais de 3 mil fotografias de todas as partes do mundo (reproduções) relacionadas a São José e Nossa Senhora.

Parque São Francisco de Assis

Concluindo a visita a mostra iconográfica, partimos para um delicioso almoço. Posteriormente conhecemos o Parque São Francisco de Assis. Abandonado, porém com projeto de revitalização em andamento pelo poder público. O parque tem gruta, obras sacras, vegetação e um pequeno riacho artificial que transmitem uma sensação de paz.

Parque Santo Expedito

Um dos últimos lugares visitados foi o Parque Santo Expedito. O parque tem uma excelente infraestrutura e paisagens lindas. Veja fotos abaixo.

Catedral Nossa Senhora de Lourdes

Foi dado uma paradinha no parque municipal para descanso e um café da tarde. Posteriormente fomos ao última atração, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes no centro da cidade alta. No topo da Igreja tem uma gigantesca imagem de Nossa Senhora toda em concreto (única no estilo em todo o mundo segundo o guia). Internamente a pintura e os detalhes artísticos impressionam. É linda!

Próxima edição da Rota

Está sendo definido o local da próxima rota. Ainda não está certo se ficará em Juranda ou Quinta do Sol. A única certeza é a de que será em Maio, na primeira ou na terceira semana.

E você ?

Já foi para rota da fé? O que achou? Conta pra gente!