Vamos na trilha aventura?

O Parque Lago Azul (Campo Mourão) é uma das mais belas unidades de conservação do Paraná, porém é pouco conhecido até mesmo pelos moradores da região. Sua origem está ligada a construção da primeira hidrelétrica construída pela COPEL (1964). Foi transformado em parque no ano de 1997 e atualmente oferece um centro de recepção, a trilha Peroba e a trilha Aventura.


-> Conheça o Parque Estadual Lago Azul

E aí, pronto para a trilha?

O acesso ao Parque se dá pela rodovia BR 487 a 10 Km de Campo Mourão, um pouco após o Parque Industrial da COAMO. Passando a curva da barragem da Usina Mourão, sentido Campo Mourão-Curitiba, poucos metros a frente à esquerda. Veja como chegar ao Parque Lago Azul.  Os passeios no Parque Lago Azul são gratuitos e de terça a domingo e um guia acompanha na trilha aventura a partir das 14 horas. Devido a complexidade do percurso, não é permitido o passeio a menores de 13 anos. Vamos conhecer juntos os lugares mais legais da trilha?

Parque Estadual Lago Azul

Rio, trilhas e cachoeiras

Na trilha aventura o visitante caminha 3.500m por entre as trilhas, dentro do rio, duas quedas d’ água, um pedaço dos quase 4 km dos dutos da usina mourão que movimentam as turbinas logo abaixo e resquícios de uma antiga usina existente no local. Veja na foto abaixo um pedaço da tubulação da usina.

Parque Estadual Lago Azul

Abaixo uma vista parcial da antiga barragem da Usina São João projetada para uso do potencial hidrológico do Salto que leva o mesmo nome. Antes de chegar nela, no entanto, é possível ver uma variedade de plantas e árvores. Separamos algumas delas em nossa página no Flickr

Parque Estadual Lago Azul

Próximo a década de 1980 o parque foi atingido por um incêndio numa área de cerca de 200 hectares. Houve reflorestamento com espécies nativas nos anos seguintes. Além disso o parque sofreu com várias geadas, fatores que influenciaram diretamente no desenvolvimento da vegetação do parque. Na foto abaixo vemos um poste de energia entre a vegetação, um dos lugares por onde passamos na trilha aventura.

Parque Estadual Lago Azul

Banho de cachoeira

Um pouco mais adiante o passeio começa a ganhar mais emoção com a passagem pelo Rio Mourão. Geralmente a o rio chega a pouco mais de meio metro de altura no ponto mais fundo podendo alterar de acordo com a época do ano e quantidade de chuvas nos dias próximos a visita. Algo que chama muito a atenção é a presença de rochas bem arredondadas deixando a paisagem ainda mais bonita.

O ponto alto do passeio, no entanto, é a chegada ao Salto Belo onde é liberado um refrescante banho de cachoeira.

Parque Estadual Lago Azul Campo Mourão


Retornando do Salto Belo, além da trilha, passamos pelo Salto São João, o mais alto e conhecido do Parque.

Os passeios, que ocorrem a partir das 14 horas (saindo da sede do parque às 14h30min), levam de 1h e meia a 2 horas para ser concluída.

Informações

• Indispensável: Água, repelente, protetor solar e roupas confortáveis.
• Calçados: Recomenda-se calçados sempre fechados e confortáveis.
• Bolsas: Levar apenas o que for realmente necessário. Acredite, até o fim da trilha o peso pode mais do que triplicar.
• Celulares, câmeras e filmadoras:  deve se lembrar que irá passar debaixo d’água. Então, se levar, é bom se prevenir com algo que proteja o equipamento.

IAP- Agência Campo Mourão: (44) 3523-1915
Parque Estadual Lago Azul (44) 3523-1185
iapcmourao@iap.pr.gov.br

E você?

Já fez a trilha? O que achou? Conta pra gente! Nos ajude a mostrar o melhor de nossa região!

 

Conta pra gente, o que você achou?

Escrito por: Trilhas & Lugares

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)