Aspectos Históricos e Geográficos de Mamborê – Paraná

O município de Mamborê está localizado na Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense limitando-se com Campo Mourão e Farol ao Norte, com Boa Esperança e Juranda a Oeste, com Campina da Lagoa e Nova Cantu ao Sul e com Luiziana a Leste. Segundo dados do Censo demográfico 2010, mais de 60% da população de 13.961 habitantes está concentrada na área urbana.

Figura 1 – Localização de Mamborê -PR. Fonte: Base cartográfica IPARDES, 2005. Elaboração: os autores
Localização de Mamborê -PR. Fonte: Base cartográfica IPARDES, 2005

Aspectos históricos de Mamborê

Av interventor M. Ribas Mamborê- Foto cedida por Vilson Olipa- TR notícias
Av interventor M. Ribas Mamborê- Foto cedida por Vilson Olipa- TR Notícias

A colonização de Mamborê teve início em 1940, quando se instalou na região a família de Firmino Nogueira. Outras famílias logo vieram, oriundas de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi com agricultura que o povoado teve grande prosperidade sendo a erva-mate sua maior riqueza natural.

As dificuldades eram muitas por causa da distância de centros existentes e a falta de estradas e meios de transporte. Os primeiros comerciantes tinham que fazer suas compras na cidade de Pitanga. Levavam até um mês pra percorrer o trajeto, pois se situava muito distante de qualquer outra povoação. Daí a origem de seu nome, anñaamborê, que em tupi-guarani, significa ″muito longe″ (lugar distante).

A partir da década de 1920 a população aumentou bastante. Esse fato se deve às migrações ocorridas de outras regiões do país e principalmente pelas atividades comerciais que ali foram se instalando. Em 1927 surge à vila Mamburê que apresentou um crescimento econômico muito lento até 1940. Neste período a economia foi impulsionada com o ciclo da madeira, que contribuiu com a economia local (30 serrarias em funcionamento na localidade).

Em 1951 a vila transformou-se em distrito judiciário de Campo Mourão. A partir desta década passou a ser necessário obter o título de propriedade para assegurar a posse da terra que até então era denominada “terra devoluta”. Dentro do perímetro urbano a prefeitura também fornecia título de concessão para aquele que já ocupava o terreno” (Livro História de Mamborê, Vilson Olipa, 1998).

Na década de 1960, Mamborê tinha 10.276 habitantes, sendo que quase 80% correspondiam à população de rural. Isso mudou a partir da década de 1970/1980 com o processo de modernização da agricultura e o consequente êxodo rural (saída do campo para morar nas cidades). As populações rurais sem alternativas passaram a buscar melhores condições de vida na área urbana do pequeno município ou em outras cidades no entorno.

Atualmente Mamborê apresenta uma economia fortemente influenciada pela agropecuária e prestação de serviços, sendo um dos maiores destaques do Paraná na produção de grãos.

Referências