Que tal economizar para viajar?

A vida não é só viver, trabalhar e pagar contas. Por isso separamos algumas dicas para você guardar aquela grana para sua viagem dos sonhos, passeio de fim de semana ou aquele Happy Hour. Há um tempo atrás ficávamos procurando um modelo de planilha de gastos que fosse útil.

No fim chegamos a conclusão de que nenhuma era boa o suficiente para aquilo que estávamos precisando! Então, se você pensa como nós, preparamos algumas dicas de como montar a sua.

Dicas para montar sua planilha de gastos




Foto: naiaralopes1989 (Instagram)

1 – Faça simples

Nada de querer fazer algo cheio de detalhes sem importância, criar cores exageradas, layouts complicados, fórmulas inexplicáveis. Praticamente tudo que você precisará para montar sua planilha será o conhecimento das fórmulas SOMA ( A1:A12) ; SOMA (A1-A12). Ou use sua criatividade e monte uma para papel A4 em um editor qualquer mesmo.

2- Não perdoe nada

Sabe aquele cinema? Barzinho de fim de semana? Aquela compra por impulso?Não deixe nada de fora. Quando descobrimos onde estamos gastando/investindo nosso dinheiro, sabemos a melhor maneira de potencializar seu uso.

3- Busque separar os gastos fixos dos variáveis

Os gastos fixos, ou seja, aqueles que você tem todo mês, são inevitáveis. Por isso, não tem lógica misturá-los com os demais. Já os variáveis, ocorrem de maneira mais dinâmica, mas podemos tentar prever. Por exemplo, a cada dois meses devo cortar o cabelo, o veículo pode precisar de uma revisão, uma reforma inesperada no imóvel, entre outros que podem surgir.

4- Use para planejar melhor

Você construiu sua planilha, certo? Agora saiba usá-la. De nada adianta ter tudo por escrito se não houver mudança de atitude. Veja onde pode deixar de gastar (supérfluos, coisas que tem alto custo de manutenção, etc) e onde pode investir mais e melhor (educação, saúde, lazer, etc).

5 – Tenha metas

De nada adianta guardar, se não tiver uma motivação maior! Comprar um carro, investir no estudo dos filhos, fazer uma viagem de fim de ano. Independente da intenção, o que importa é ter vontade de chegar a algum lugar. Até por que quando a gente não sabe onde quer chegar, acabamos por não chegar a lugar algum.

Planilha de gastos para 2017

Sobre nossa nossa planilha de gastos:

  • Os meses do ano tem seus gastos demonstrados mês a mês;
  • Pode ser visualizado o saldo mês a mês ou em conjunto em uma planilha a parte;
  • Planilha compatível com o Microsoft Office, OpenOffice e BROffice;
  • As páginas podem ser impressas em papel A4.

Interessou? Faça o download da Planilha de gastos 2017

Quer outro tipo de planilha?

Em simplicidade, o que nos pareceu com maior usabilidade foi a sugestão do Blog da Consul, originalmente desenvolvida pelo Dinheirama.com.
Outra planilha bem elaborada é a da equipe do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.


Finalizando, espero que as dicas sejam úteis pra você. Tem alguma sugestão de como melhorar nossa planilha? Conhece algum modelo bacana que ajude a controlar gastos? Tem alguma dica/ sugestão/ crítica, por favor, manda aí seu comentário! Abraço.




Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)