Padroeira do Paraná leva milhares de devotos para a procissão

Santuário restaurado

Na tarde ensolarada desta quarta-feira, romeiros, turistas e a população local lotou o centro de Paranaguá acompanhando a imagem de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, declarada como padroeira do estado desde 1977.

“Um grande e emocionante evento de fé e devoção”, assim foi descrita a procissão solene pelo reitor do Santuário do Rocio, missionário Joaquim Parron. Neste dia 15 de novembro, feriado nacional, milhares de fiéis concentraram-se na Praça da Fé no bairro do Rocio para acompanhar a procissão solene, ponto alto da festa comemorativa feita há 204 anos em Paranaguá.

Como é feita tradicionalmente, a procissão solene saiu do Santuário Estadual e levou a imagem de Nossa Senhora do Rocio, pela rua Professor Cleto até a catedral diocesana de Paranaguá onde é recebida com uma missa. A imagem permanece na igreja matriz da cidade até o dia 16, quando é feita a “procissão da volta” com o povo acompanhando seu retorno ao nicho do santuário.

Segundo os organizadores o evento reuniu em torno de 100 mil pessoas, que lotaram os hotéis e o comércio, tanto no local da festa, o Santuário de Nossa Senhora do Rocio quanto no centro da cidade. Segundo o coordenador, empresário Milton Costa, foi um trabalho feito com centenas de mãos, “Um trabalho incansavél de centenas de voluntários, funcionários e outros profissionais, organizados em mais de 40 equipes que faz este evento ser inesquecível para quem participa”, afirmou.

Outro ponto que agradou em cheio os devotos e fotógrafos foi a revitalização do Santuário. “A igreja está muito linda com esta cor mais alegre e chamativa” disse a devota Marilene Krefta de Ipiranga que frequenta o Santuário há mais de 40 anos. “Vim a primeira vez em lua de mel, de litorina, com meu falecido esposo e tenho voltado quase todos os anos, sempre recebo muitas graças através dos pedidos que faço à Nossa Senhora do Rocio. Este ano trouxe minha comadre que acaba de fazer uma cirurgia nos olhos, confiamos a fé em Nossa Senhora vai ajudá-la a recuperar sua visão”, contou a romeira.

Marilene e a comadre Tereza

Este ano a festa tem um calendário estendido e segue até o dia 19, próximo final de semana com o comércio de variedades e gastronomia, shows artísticos, missas e novenas.

Saiba mais sobre a Festa da Padroeira do Paraná

Texto Giolete Babinski – Jornalista Mtb10409 – Equipe de comunicação do Santuário do Rocio
Conta pra gente, o que você achou?

Conta pra gente, o que você achou? ;-)