O que fazer em Farol?

Fotos de Farol - Paraná

Gastronomia, religiosidade e eventos diversos compõem os atrativos turísticos da pequena cidade com pouco mais de 3 mil habitantes, localizada a cerca de 30 km de Campo Mourão. Entre os eventos, destacam-se o Pernil a pururuca, Festa do agricultor, Festa do laço e cavalgadas diversas.

Como chegar em Farol?

Distâncias

  • Campo Mourão – 25 Km
  • Umuarama- 108 Km
  • Maringá – 118 Km
  • Cascavel – 170 Km
  • Guarapuava – 236 Km
  • Foz do Iguaçú – 308 Km
  • Curitiba – 370 km



Contatos

Fone: 44 3569 1101

turismofarol@gmail.com

Pernil a pururuca

Pernil a pururuca é o prato típico de Farol. O prato foi idealizado para homenagear os pioneiros, também chamados de safristas. Durante o evento ocorre desfile de carroções, carroças e charretes decoradas, apresentações de danças típicas (Fandango dos safristas e Dança dos facões), mostra do produtor local, concurso do pega do porco na lama, audições de orquestra violônica, baile popular e o delicioso “Pernil a pururuca”.

Pernil a pururuca - Farol

Água da fonte Profeta João Maria de Jesus

Referência em turismo religioso na região, a água da fonte passou por renovação nos últimos anos e teve identificação de sua localização desde a sede municipal de Farol. Em poucos minutos e com um acesso em estrada de chão de boas condições chegamos e conhecemos o local considerado sagrado pela população local. Muitos buscam a bica d’água e a sombra das árvores para reflexão e renovação espiritual.

Parque do lago de Farol

O parque das Flores está em obras a vários anos na cidade e, em breve, tem tudo para se tornar uma das melhores opções de lazer para famílias da região. Conta com pista de caminhada, quiosques, parques infantis e uma grande lago.

Capelas rurais

O turismo rural é muito forte na comunidade local. Várias igrejinhas em comunidades rurais mantém sua fé materializada em belas construções sacras.

Eventos

Junho: Cavalgada ->  Para comemorar o aniversário de Farol são realizadas diversas atividades, entre elas a tradicional Cavalgada que reúne comitivas de diversas cidades. Os participantes concorrem a prêmios, participam de delicioso almoço ao som de grandes músicos.

Julho: Festa do agricultor -> Assim como outras cidades da região, o agronegócio é a principal atividade de Farol. Como forma de homenagear e valorizar os agricultores locais  é realizada a festa do agricultor com uma programação intensa.

Setembro: Festa do Pernil a Pururuca -> Reverenciando os pioneiros de Farol, acontece em setembro a Festa do Pernil à Pururuca, prato típico da cidade. A festa movimenta a cidade com comidas típicas, música, diversão, o curioso pega do porco da lama e muito mais.

Dezembro: Festa da pista de laço comprido-> Um grande evento realizado na pista Izinesio Batista Ribeiro, reunindo competidores de todo o estado. A premiação é um dos atrativos da festa que ainda tem shows e comidas típicas.

Conteúdo baseado em material de divulgação turística do município de Farol.

E você? Conhece Farol?

Conta pra gente o que você mais gosta em Farol? Conhece a cidade? Esquecemos de algo? Compartilhe conosco.


Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná!
Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares
Sugira, critique, participe!
;-)