Museu Padre Vendelino Müller em Campina da Lagoa

Inaugurado há cerca de 1 ano na área central de Campina da Lagoa, o Museu Padre Vendelino Müller, SJ é uma réplica da primeira Igreja Matriz da cidade. A construção fez parte das comemorações do jubileu de ouro da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.

-> Veja também: Documentário sobre a história de Campina da Lagoa

A iniciativa de montar o museu partiu do pároco Gianny Gracioso Bento e teve participação ativa da comunidade católica local. No interior da igreja várias peças históricas (imagens, livros, bíblia, etc) foram doadas por fiéis das comunidades rurais. A estrutura rústica unida às peças antigas garantem ao local uma sensação única de viajar no tempo.

História da paróquia

No final de 1940, na atual Praça João XXIII, foi construída uma capela em madeira lascada. Com o crescimento da população, em 1950, foi necessária a construção de outra capela, em madeira beneficiada e vitrais coloridos, pertencente à paróquia de Campo Mourão. O atendimento era feito por um padre que vinha a cavalo e ficava cerca de 40 dias no local, realizando as celebrações e sacramentos.

No término do ano de 1956, com a criação da paróquia I. Conceição de Mamborê, a capela Santa Teresinha passou a pertencer a essa paróquia. A criação da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus ocorreu no dia 1º de maio de 1964, durante o bispado de Dom Eliseu Simões Mendes, o primeiro Bispo da Diocese de Campo Mourão.

Já em 1966, a paróquia passou a ser administrada pela congregação Companhia de Jesus (Jesuítas), tendo como pároco o Padre Ervino Schmitt. No ano de 1971, a atual igreja começou a ser construída, sendo concluída em torno de 1978. No ano seguinte, chegaram à paróquia as Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria. Em 2005, teve início a reforma da igreja matriz.

Fonte: GaudiumPress – Link

Dicas

Como chegar?

O Museu fica ao lado da atual Igreja Matriz, próximo à prefeitura e à praça João XXIII.

E você? conhece o museu? O que achou? Conta pra gente!

Conta pra gente, o que você achou?

Escrito por: Trilhas & Lugares

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)