Aniversário de Araruna

Turismo em Araruna
Mapa não está disponível

Data / Hora
Date(s) - 26-11
Dia todo

Categorias


Araruna-PR é uma das cidades que mais gera emprego na região. É sede de empresas como A. J. Rorato, Pinduca e várias empresas ligadas a metalúrgica.

História de Araruna

No início Araruna era conhecida como Caminho de Peabiru que segundo Romário Martins, era uma via de comunicação pré-colombiana. Por esse caminho, transitaramm, no século XVI, numerosas pessoas e expedições.
Clasio Felipe Rodrigues (1923), Hypolito Myszkowski (1940), Antonio Rangon (1940), Umbelina maria de Jesus (1940), Elena Riba Wonsik (1941), Zoraido Cazarin (1942), Angelino e Pedrinha Tonette (1942), Isidora Primão(1942), Vivina Casarin Maiolli (1943), Luíza Casarin de Oliveira (1944), Paulo Toledo, João Antonio Rodrigues, João Ribeiro, Ernesto Martins Tavare, João Martins Tavares, Sebastião Inácio Faria, José Maria de Faria, Joaquim Emídio de Faria, Amélio Manoel da Silva, izidoro Pintro (1948), Carlos Pereira de Lima (1949), Iraci Alves (1950), Luiz Antonio Rosa (1950), Alberto Toigo (1951), Antonio de Souza Pereira (1951), Lau Badocco (1951), Abelardo Montenegro (1952), Etelvina Camargo (1952), Francisco Feitosa dos Santos (1953), Thereza Guarido Ryal Zawadzki (1956), foram os pioneiros que acompanhados das suas respectivas famílias se instalaram à margem da estrada da bioadeira que conduzia ao Porto de São José e ao estado de Mato Grosso, que era um caminho inicial da histórica e pequena estrada de São Tomé.

Observando a Inspetoria de Terras do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado, que o povoado estava progredindo e que devia ter sua obra de urbanização coadjuvada pelo poder público, resolveu incluir no seu plano de urbanização das cidades do interior a nascente povoação de Araruna, cuja denominação foi dada pelo Sr. Sady Silva, funcionário daquele Departamento, em 1951.
Texto retirado do portal cidades (IBGE)

Circuito das agroindústrias

Segundo Tati Ferretti além dessas indústrias, Araruna tem também as indústrias em propriedades rurais de pequenos agricultores. Conhecidas como Agroindústrias. Hoje o município conta com 4 agroindústrias, 1 alambique, 1 abatedouro, produtores de rosas, de orquídeas e muito mais.  De três em três meses ocorrem passeios no percurso que recebeu o nome de “Circuito das agroindústrias.”

Praça central em Araruna

 

Igreja matriz

Cachoeira na estrada Boiadeira

Seguindo pela estrada Boiadeira a BR-487, Próximo ao KM-161 de Campo Mourão sentido a Tuneiras do Oeste encontramos essa linda cachoeira.

> Cachoeira da Estrada Boiadeira

Capela São José

A capela fica entre Farol e Campo Mourão pela BR 272 próximo do km 370. Certamente um das mais belas igrejas rurais da região. Mistura o rústico ao moderno e encanta visitantes e as pessoas que passam em pela rodovia. A via sacra é contada em pequenos quadros de madeira cuidadosamente talhados e com coloridos belíssimos de encher os olhos. Segundo Guilherme Bueno (em comentário no nosso grupo no Facebook) , um dos moradores da comunidade, a missa acontece no primeiro domingo do mês as 19:30 e cultos todos os domingos as 9:00. 

> Capela São José em Araruna

O que fazer?

  • Feira da Agricultura Familiar todas as sextas-feiras das 17:00 às 21:00 horas
  • Circuito das agroindústrias promovido pela prefeitura municipal
  • Festa do prato típico “Porco na Mandioca”

Conta pra gente, o que você achou? ;-)