O Workshop Viaje Paraná, promovido pelo Governo do Estado do Paraná (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), teve Campo Mourão como sede nesta quarta-feira. O evento contou com a participação do prefeito Tauillo Tezelli, de João Jacob Mehl (Presidente da Paraná Turismo) e demais lideranças ligadas à área na cidade e região. A programação foi realizada no Auditório do SEBRAE.
Durante o evento, foram apresentadas diversas ações do Governo do Estado do Paraná voltadas à área do turismo, como a estruturação de produtos e destinos do Voe Paraná, investimentos, impacto socioeconômico da atividade turística, inovação, empreendedorismo e selo de qualidade, licenciamentos, marketing e inovação, promoção, materiais promocionais, mídias digitais e tendências, feiras e eventos e apoio à comercialização e o trabalho da TV Paraná Turismo.
O Presidente da Paraná Turismo falou da importância de “interiorizar” este evento. “Iniciamos este trabalho para realizar em cidades polos regionais paranaenses, para desenvolver o turismo, que é uma fonte de renda inesgotável, que traz lucro. Precisamos desenvolver, incentivar, mostrar o que é possível realizar, existem muitos países do mundo que vivem praticamente de forma exclusiva do turismo, e o Brasil, o Paraná, são pródigos em belezas naturais; somos hoje o terceiro Estado que mais recebe turistas em nosso país, precisamos cuidar disso, desenvolver mais, precisamos preparar o Paraná, o Brasil, para receber mais turistas. São recursos financeiros que chegam, é movimentado o comércio, a indústria, os serviços; e este é o trabalho que estamos realizando em todo o Estado do Paraná, visando exatamente este crescimento turístico.
O prefeito também falou da importância do evento realizado. “Hoje a administração municipal depende muito também de boas parcerias. O governo estadual tem trabalhado pelos municípios, os incentivos tem vindo. O turismo é um outro importante mecanismo de desenvolvimento. Assim incentivamos os empresários, donos de hotéis, similares, o turismo rural, o cicloturismo, as caminhadas da natureza, os esportes de aventura, a gastronomia, as atrações naturais, enfim; vejo de forma muito positiva esta interiorização do setor do turismo, pois os é uma forma de também valorizar os atrativos de cada município, proporcionando o fortalecimento da economia”, concluiu.