A Ilha do Mel é um dos pontos mais belos do litoral brasileiro. Fazem parte do passeio praia, montanhas, trilhas por entre um forte abandonado, passeio de barco e alguns comprimentos aos golfinhos que acompanham os turistas durante o trajeto até a ilha paranaense.
- O trágico destino da Ilha do Mel (Gazeta do Povo)
- Conheça o Parque Estadual do Guartelá
- Participe das Caminhadas Internacionais na Natureza
Como chegar na Ilha do Mel?
O acesso à Ilha do Mel é feito de barco via terminal de embarque nos municípios de Pontal do Paraná, na localidade de Pontal do Sul (30 minutos de travessia) ou do município de Paranaguá (1 hora e 30 minutos de travessia). Os terminais de embarque possuem estacionamento para veículos, pois dentro da Ilha só é permitido circular a pé ou de bicicleta. (Fonte: Plano de Manejo PE)
Quando ir?
Pra aproveitar melhor o passeio recomendamos entre a primavera e o verão. Afinal é ruim andar na chuva e frio.
O que levar?
- Água e lanches
- Calçados adequados e confortáveis: Apesar do percurso não ser muito extenso, a subida judia um pouco dos caminhantes menos acostumados;
- Roupas leves e de preferência de tonalidades claras;
- Protetor solar, repelente, boné;
- Máquina fotográfica.
O que fazer?
EVENTOS
- Festa de São Pedro – Nova Brasília
- Festa de Nossa Senhora de Fátima – Brasília
CULTURA LOCAL
- Culinária: Lambe-Lambe ( Encantadas)
- Tecer redes de pesca (Encantadas/Brasilia)
- Pesca tradicional da tainha (com mutirão e lanço)
- Lenda da Gruta das Encantadas (Encantadas)
- Lenda da Fortaleza (Praia da Fortaleza)
Onde ir?
Farol das conchas
De grande importância histórica para a região, o Farol das Conchas é a atração turística da comunidade. Ele foi construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá. Está localizado no Morro das Conchas, sendo constituído por uma torre inteiramente de ferro fundido, com altura de aproximadamente 18 m e uma escadaria com centenas de degraus que permite a visualização de toda a região da Serra do Mar (Martins, 1939; Figueiredo, 1954). (Fonte: Plano de Manejo PE, p. 2.84)
Fortaleza Nosso Senhor dos Prazeres
A Fortaleza é único monumento militar do século XVIII do Estado, é um dos pontos mais visitados da Ilha. Ela foi construída por determinação do Rei de Portugal, Dom José, para proteger a Baía de Paranaguá dos ataques forasteiro
s, dentre eles corsários franceses que vinham em busca de descanso, riquezas e contato com os índios. O governo português destinou quatrocentos mil réis para a obra, que for am somados à importância de duzentos mil réis provenientes da arrecadação da Câmara de Paranaguá (Martins, 1939; Figueiredo,1954). (Fonte: Plano de Manejo PE, p. 2.86 -2.87)
Outros lugares
- Igreja de São Pedro
- Gruta das Encantadas
- Ponta Oeste
- Vila Encantadas
- Cemitério da Ilha
E você?
Já conhecia a Ilha do Mel? O que achou? Conta pra gente!