Este trabalho faz parte de um monitoramento realizado por alunos do bacharelado em geografia sobre a energia das águas pluviais e a falta de planejamento urbano adequado que levaram a formação e agravamento dos efeitos da voçoroca em área periurbana no município de Luizana-PR.
A Voçoroca
Reconhecendo que a desproteção do solo e a pluviosidade acentuada são condições iniciais para que o solo possa erodir mais facilmente, o uso de dissipadores de energia poderia amenizar os efeitos impactantes e levar, em longo prazo, a área as condições ambientais adequadas. Entre os possíveis usos pode-se destacar: adoção de práticas conservacionistas na agricultura; uso de drenos de interceptação em pontos específicos das galerias pluviais; desvio de parte da água destinada à voçoroca por meio de canais de derivação; construção de dissipadores (barragens permeáveis) nos locais que recebem as descargas de água; e a revegetação com espécies de crescimento rápido, enraizamento denso e profundo em pontos do barranco da voçoroca. Por fim, juntamente a estas propostas devem ser realizadas práticas de educação ambiental para que a população participe e se conscientize da necessidade de se tratar este problema.
Compare as imagens de satélite para ver as mudanças na área:
Alguns resultados das pesquisas
Durante o VII Encontro de Produção Científica e Tecnológica da FECILCAM foram apresentados vários trabalhos referentes a esta temática [ veja no Blog do Grupo de Estudos do Meio Ambiente (GEMA)]. Confira abaixo a nossa apresentação: