Como desenvolver o turismo em Fênix?

Fênix -PR

Fênix fica a cerca de 90Km de Maringá e 70Km de Campo Mourão. A pequena cidade tem um dos mais conservados vestígios de ocupação jesuítica das Américas, ao lado do Rio Ivaí e é repleta de fatos históricos (batalhas sangrentas entre bandeirantes e índios). Por outro lado nos traz paisagens lindas por entre os pequenos morros e estradas rurais que permeiam as terras agrícolas férteis.

A cidade de Fênix

A história de Fênix remonta a 1570 com a fundação da cidade espanhola (redução jesuítica) Villa Rica del Espírito Santo. Após 1630 o Tratado de Tordesilhas, que vigorava até então, foi quebrado com a invasão dos Bandeirantes paulistas que transferiram todo o território para a coroa portuguesa. Houve sangrentas batalhas e, segundo relatos históricos, a população indígena foi praticamente dizimada. Abaixo temos uma foto da praça central da cidade e ao fundo a Igreja matriz.

Fênix -PR

Vai um peixe na cerâmica?

‘Diferentona’, Fênix tem como prato típico o Peixe na cerâmica. É servido, juntamente, um pirão especial, além de arroz branco, almeirão com bacon e vinagrete. Diz quem provou que é uma delícia! (manda um convite pra gente experimentar?! rs – amamos presentes! )

Prato típico de Fênix- Peixe na cerâmica
Prato típico de Fênix- Peixe na cerâmica/ Foto: Município de Fênix

Um imenso potencial no Turismo

A pequena cidade poderia ser um reduto de turismo de aventura e um ‘paraíso’ para historiadores. Alguns moradores mais antigos acham até que a cidade é amaldiçoada pelos índios devido a matança nos tempos dos bandeirantes. Sé é verdade ou não, aí depende da crença.

O fato é que realmente falta infraestrutura turística. Nunca vimos guias impressos, sinalização adequada até os principais pontos turísticos e, nem sequer, um centro de informações turísticas na cidade. E tanto estudante de turismo procurando um estágio? 🙁

Os eventos turísticos que mais participamos na cidade foram a Rota da Fé, Caminhadas Internacionais na Natureza e pesca. Certamente a cidade tem potencial pra muito mais! Que tal pensar em:

Registros do passado em Vila Rica

Os poucos resíduos da ocupação espanhola podem ser encontrados no Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo. Apesar de sua importância histórica, temos pouquíssimas informações sobre as ruínas jesuíticas. Sequer existe acesso aos turistas em geral até as ruínas (acesso restrito a pesquisadores). Houve reforma recentemente e mesmo após ela, pouca coisa mudou.

Fênix -PR

Um tempo atrás ví num site bastante famoso (não consegui encontrar agora, acho que era a coluna do Rato) uma comparação bem legal da entrada do parque com a série Game of Thrones. Ainda não assisti a série, porém vários amigos concordaram que parece muito com um dos cenários.

Foto: Prefeitura Municipal de Fênix- Retirada de: http://fenix.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368pvb0&id=446&id_categoria=10
Foto: Prefeitura Municipal de Fênix- Retirada de: http://fenix.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368pvb0&id=446&id_categoria=10

Capelinha do morro

Construída em 1928, a Capela Santo Inácio de Loyola está localizada no alto de um pequeno morro a poucos quilômetros da atual cidade de Fênix-PR. Teve uma pequena reforma em meados de 2012/2013, porém nem tudo que foi prometido saiu efetivamente do papel (matéria do Jornal ITribuna). Fomos lá a poucos meses e encontramos uma paisagem melhor que a vista pelo Pipino Magajna (Fórum Mochileiros.com), porém pouca coisa mudou, a exceção do reboco e do telhado reformado.

Um maravilhoso Hotel Fazenda

Na divisa entre Quinta do Sol e Fênix encontramos o Hotel Fazenda Água Azul. Uma igrejinha rural na estrada e poucos quilômetros de estrada e chegamos ao Água Azul. O hotel remete a história dos cafezais ao mesmo tempo que é relacionado com o conforto e comodidade dos tempos atuais. Vale muito a pena!

E você?

O que você mais gosta na cidade de Fênix-PR? Num passeio para esta cidade, o que não pode faltar? Qual o melhor bar? A melhor padaria? Tem alguma curiosidade sobre Fênix? Concorda com a gente? Discorda? Conta pra gente! Vamos ajudar a melhorar o turismo no Paraná!