* Este texto faz parte da monografia defendida em 2021 no curso de turismo e meio ambiente da Unespar- Campo Mourão
Os rápidos avanços tecnológicos têm facilitado a busca e o compartilhamento de informações de todos os gêneros. A internet revolucionou a forma como as pessoas interagem com o mundo. De acordo com Pantoja e Ferreira (2000):
A Internet passou a ser encarada definitivamente como um meio de comunicação de massa, cujo potencial está mexendo com os fundamentos de tudo nesse setor – do rádio à televisão, da mídia impressa ao cinema. A associação de empresas da Internet tem um potencial ilimitado, reunindo produtores de conteúdo com canais de acesso abertos a milhões de pessoas, colocando um vasto e rico conteúdo ao alcance de todos os seus usuários. (PANTOJA e FERREIRA, 2000, p. 09)
São perceptíveis as transformações que as novas tecnologias trouxeram para a sociedade como um todo, facilitando a comunicação com os amigos, familiares, no trabalho, e nas novas formas de comercializar produtos e serviços que surgiram devido às oportunidades e facilidades impostas pela internet.
Mídias sociais e as novas tecnologias
Logo, as mídias sociais também ganharam lugar dentro da nova era tecnológica, com grande fluxo de usuários ativos nas redes sociais, tendo a finalidade inicial de criar relações com pessoas do mundo inteiro, utilizando ferramentas como o Orkut, IÇQ, MSN, Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, Snapchat, Whatsapp, entre outros.
Entende-se como mídias sociais, sites da internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos. São sociais por serem livres e abertas à integração de todos os usuários, e mídias, por serem um meio de propagação de informações e conteúdo (TORRES, 2009). Elas se apresentam como um dos segmentos de mais rápido crescimento na Web, possibilitando aos usuários compartilhar, organizar, opinar, pesquisar e contribuir para a formação de conteúdo. PARRA-LÓPEZ (2011, apud SOUZA et al,2017).
Atualmente, as mídias sociais são utilizadas como meios práticos e rápidos de comunicação via internet. Podendo ser manuseada por pessoas ou empresas para disseminar conteúdos de forma ágil, compartilhando opiniões, experiências, entre outros. Os diversos formatos das redes sociais permitem “disparos de conteúdos”, por meio de textos, imagens, áudio e vídeo. Dessa forma, as mídias sociais têm revolucionado também o setor de turismo, trazendo agilidade na comunicação, facilitando as relações de compra e venda de produtos, conectando clientes e consumidores de uma forma jamais vista. Nos dizeres de Ortiz e Boaria (2016):
“a Internet tornou-se um dos meios mais influentes da mídia de hoje, pois agiliza a divulgação da notícia, oferece uma simples e rápida comunicação através das mídias sociais e facilita também a compra e venda de produtos, principalmente turísticos devido a sua intangibilidade. Além disso, a Internet é um excelente veículo para ações de marketing, tornando o mundo ainda mais globalizado. (ORTIZ et al, 2016, p. 03)”
De acordo com estas autoras, a internet, em junção com as mídias sociais, trouxe oportunidades para compra e venda de produtos. E isso se estende também ao turismo, que com o auxílio do marketing é possível realizar a venda de destinos e serviços, de forma ágil e eficaz. Nestes termos, o turismo sem a internet não teria a chance de propagar destinos que antes eram inimagináveis para os consumidores, e que agora graças à internet e as publicações nas mídias sociais estão em maior evidência, influenciando nas decisões de viagem dos turistas em potencial.
É nesse contexto de ascensão das mídias sociais que o marketing digital ganha importância para a consolidação e divulgação do produto turístico, tornando-se uma das principais ferramentas comerciais, estabelecendo uma relação direta entre as marcas e o consumidor final.
O marketing digital pode ser entendido como uma forma de usar “(…) efetivamente a Internet como uma ferramenta de marketing, envolvendo comunicação, publicidade, propaganda e todo arsenal de estratégias e conceitos já conhecidos na teoria do marketing.” (TORRES, 2009, p. 45).
Nesse mesmo sentido, é importante que o uso de marketing tenha relação com o público alvo. Caso ele não tenha um ‘apelo emocional’ ou vínculo com os usuários ele não consegue atingir os objetivos propostos, como por exemplo, venda do produto turístico. Para Raquel Recuero (2009, p.163):
[…] compreender a comunidade é também um elemento importante para entender a sociabilidade na internet; essa afirmativa encaixa-se quando se fala na importância de conhecer o público com quem se vai interagir nesse ambiente, pois dessa forma, o processo de estreitamento da comunicação com seu público é facilitado, tornando-se mais coeso. (RECUERO, 2009, p.163)
Novas formas de vender no digital
É possível estreitar os laços entre uma empresa e seu consumidor final, além de atrair novos clientes com estratégias de marketing. O marketing digital é a nova forma de comprar e vender, utilizando a internet de uma maneira mais ampla e prática. Pode se adquirir produtos e serviços, facilitar a comunicação entre as pessoas, fechar negócios, entre outros inúmeros benefícios.
Segundo Torres (2009), um cliente satisfeito no seu relacionamento com a empresa percebe isso como a qualidade de seu produto. Quando a empresa possibilita esse relacionamento, o consumidor se torna mais ativo e uma reclamação se torna uma oportunidade de melhoria. Nesse mesmo sentido, o mesmo autor defende que as mídias sociais representam um ambiente repleto de possibilidades de obtenção de feedbacks.
Tudo isso vem para mostrar que a opinião pessoal do cliente importa para alavancar o sucesso do empreendimento, ou trazer melhorias para o mesmo. Portanto, o empreendimento que busca atender as críticas e sugestões expostas pelo consumidor pode reverter um cenário, que no momento, pode ser considerado negativo para características positivas do mesmo, ou até se tornar decisivo para a escolha do destino.
Outro fator importante é a comunicação informal de pessoa para pessoa, aquela que não envolve a relação empresa-consumidor, na qual é possível estabelecer contato com algum familiar ou amigo e relatar experiências, sejam elas positivas ou negativas sobre algum determinado produto ou serviço.
A comunicação informal pode passar maior credibilidade, confiança e eficácia pelo simples fato de fazer parte das relações sociais no dia-a-dia dos consumidores. Portanto, facilitando a troca de experiências, opiniões e maior poder para induzir a compra e venda de produtos ou serviços, mesmo que de forma involuntária conforme defendido por Murray (1991).
Turismo: sedução dos tempos modernos
Relacionando marketing a turismo e mídias sociais, abre-se um amplo leque de possibilidades no radar de empreendedores e turistas. De acordo com Gonçalves et al (2012) existe a possibilidade de vender experiências intangíveis, momentos, produtos, souvenirs nas diversas mídias disponíveis no mundo tecnológico dos novos tempos.
Conforme Marujo (2008) relata, o turismo é considerado uma das maiores seduções dos tempos modernos e, por isso, faz parte da nossa sociedade de consumo. Nos dias atuais, as mídias sociais têm um papel fundamental quando se trata em divulgar as belezas cênicas através do marketing, promovendo, ainda mais, o desejo dos turistas na hora de escolher seu destino de viagem.