Resumo do livro: Paradigmas do capitalismo agrário em questão (Ricardo Abramovay)

Agricultura familiar - Foto: Manoel dos Santos, 2009.
  • Foto em destaque: Agricultura familiar -Manoel S. dos Santos, 2009

Este  livro recebeu o prêmio Melhor Tese de Doutorado,VII Concurso ANPOCS de Teses Universitárias e Obras Científicas, 1991.

Ricardo Abramovay em seu livro defende que as unidades de pequeno porte, alto volume de produção e elevada produtividade existentes nos ‘países desenvolvidos’ descendem do campesinato tradicional, mas não tem nada a ver com ele. Abramovay denomina estas propriedades de agricultura familiar, e acredita que esta agricultura não pode ser explicada por sua herança histórica camponesa, pois a ação do Estado capitalista foi determinante para sua existência.

A partir disso ele procura diferenciar o conceito de agricultura familiar de outras ambigüidades, principalmente ao conceito de camponês. Após delimitar o que é campesinato o autor procura estudar a estrutura social da agricultura no capitalismo avançado. Ao final, Abramovay pretende contribuir com o surgimento de novos questionamentos que extrapolem os conceitos clássicos marxistas.

No decorrer da obra, Abramovay destaca a falta de uma teoria marxista da questão agrária. Então busca fora do marxismo aprofundar o conhecimento do campesinato com Chayanov e economistas clássicos. Enquanto na primeira parte de seu livro Abramovay ofereceu as principais características do campesinato, na segunda parte (capítulos 5, 6,7 e 8) procurou trazer novas referências para o estudo da questão agrária destacando fenômenos mais recentes como, por exemplo, a modernização da agricultura, reestruturação social no meio agrário e ação do Estado nas políticas voltadas à agricultura capitalista.

Ao fim de seu livro Abramovay denuncia o fato de a agricultura brasileira permanecer atrasada  com relação aos países desenvolvidos ( o excesso de trabalho  pouco produtivo, as terras subutilizadas, caráter desigual de desenvolvimento) por não ter procurado enfrentar o problema agrário de maneira mais concreta.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

  • ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo-Rio de Janeiro-Campinas: Editora Hucitec, ANPOCS, Editora da Unicamp, 1992.