A procissão de Corpus Christi desse ano foi realizada no dia 31 de maio na Paróquia Santa Josefina Bakhita, no bairro Jardim Vale do Sol, reunindo centenas de pessoas de várias regiões do município de Paranaguá. Na Igreja recém concluída, o Bispo Dom Edmar Peron, os padres e fiéis das demais paróquias da Diocese manifestaram solidariedade aos moradores.
Neste feriado de “Corpus Christi” em Paranaguá, a missa solene e a procissão do Santíssimo Sacramente, tive como sede a recém construída Igreja de Santa Josefina Bakhita, no Jardim Vale do Sol e os anfitriões, Padre Antonio Carlos da Silva e seus paroquianos, receberam o povo com alegria, cortesia e empenho. O Bispo Dom Edmar Peron, à frente da Diocese de Paranaguá nos dois últimos anos, conduziu a missa solene e a procissão no entorno da igreja, com a presença de um grande público, padres, ministros, representantes de todas as paróquias e principalmente dos moradores do entorno fervorosos e atenciosos.
A procissão de Corpus Christi mostra publicamente a fé católica que Jesus Cristo está presente na Eucaristia. Cristo Jesus está presente na Eucaristia e na Palavra, onde buscamos forças para a caminhada neste mundo. Na celebração pública de Corpus Christi, a Igreja também manifesta a sua unidade.
Com esta celebração centralizada na Paróquia Santa Bakhita, nós, de todos os lugares da cidade, fomos também manifestar solidariedade ao povo neste lugar ainda desconhecido pela maioria por tratar-se um bairro distante do centro e em rápida expansão. Não deixamos de perceber as necessidades urgentes do lugar como a falta de saneamento, de ruas mais transitáveis, asfalto e mais transporte público.
A Igreja, desde a sua origem, sempre foi solidária com os necessitados, pois o próprio Cristo Jesus nasceu na humildade; se fez pobre e solidário com os sofridos. Papa Francisco, considerado o grande profeta da atualidade, tem insistido na defesa dos mais fracos, dos pobres trabalhadores e do ambiente onde vivem os seres criados por Deus. Digo que nossa visita foi além de uma visita, a procissão naquele local de linda paisagem, porém carente de atenção, despertou os sentimentos verdadeiros de sermos cristãos: amor, paz e solidariedade.
Texto: Missionário Redentorista P. Joaquim Parron – Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio | Contato: 3423-2020 | www.santuariodorocio.com