O Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo fica em Fênix, cidade a 70 km de Campo Mourão e a 90 km de Maringá. O parque guarda um verdadeiro tesouro histórico por entre o verde das matas. Palmeiras preenchem as paisagens por meio a inúmeras outras espécies vegetais e animais.
Apesar de existir vestígios da ocupação jesuítica no parque, este roteiro não permite visitantes (Infelizmente). Ocorreram sangrentas lutas num passado não muito distante nas, agora , ruínas da segunda fundação da cidade colonial espanhola de Villa Rica del Espiritu Santo.
Como chegar no Vila Rica?
Quando ir?
- Terça a Sexta-feira das 08:00 às 17:00
- Sábado, Domingo e Feriados das 13:00 às 17:00
- Agendamento para grupos organizados pelo telefone: (44) 3272-1352
Quanto custa?
O acesso é gratuito e o parque conta com estacionamento coberto por árvores 😉
O que visitar?
- Centro de visitantes com Recepção, água, banheiros, sala de vídeo e museu.
- Museu: Inaugurado em novembro de 1990 com cerca de 100m², possui várias cerâmicas e artefatos retirados do sítio arqueológico existente no local, relatos de pesquisas realizadas, amostras da vegetação local, antigas ossadas e uma grande maquete de como era a antiga cidade.
- Trilhas
- Lago: Diz a lenda que possui Jacarés, eu particularmente não vi nenhum, mas na dúvida…
- Quiosques: Pontos de parada com bancos, água e banheiros para visitantes.
Vamos para as trilhas?
Separamos abaixo algumas imagens das trilhas. Apesar de não ser permitida a visitação às ruínas da antiga cidade jesuítica, as trilhas em meio a mata nativa, com duração de cerca de uma hora, promovem o encontro do visitante com um dos últimos resquícios de floresta tropical da região. Perobas, figueiras, canelas e palmitos são encontrados em abundância no local.
E você?
Você tem alguma imagem ou recordação de Vila Rica? Manda pra gente nos comentários!