- Este texto faz parte da Monografia Áreas verdes urbanas: proposta de análise espacial comparativa em três cidades da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense
As áreas verdes públicas surgem como resposta aos problemas ambientais urbanos, uma vez que forneceram um reencontro do homem com a Natureza perdida em decorrência da urbanização e industrialização nas cidades. Tal fenômeno evidenciou-se após à Revolução Industrial, reconhecida por muitos como um marco para o aumento e crescimento das aglomerações urbanas. Nestas aglomerações, a população em busca de emprego e melhores condições de vida, encontrava-se em ambientes insalubres e impróprios para moradia e sobrevivência. Diante dessa realidade, os parques urbanos, antes espaços privativos destinados à elite, passaram a ser públicos em prol da melhoria do ambiente urbano.
Mas e quando pensamos em pequenas cidades será que a realidade seria a mesma? Quem são os atores responsáveis pela configuração destas áreas? O que significou essas áreas para as populações locais? A partir destas e de outras questões, a presente pesquisa busca contribuir para com o entendimento de como se configura a existência de áreas verdes a partir da análise e avaliação de três áreas verdes: Parque Ecológico Olivo Fortunato Gaspareli no município de Boa Esperança (PR), Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira no Município de Campo Mourão (PR) e Parque Ecológico Armando Alves de Souza em Mamborê (PR). A escolha por estas localidades ocorreu por quatro motivos principais: a localização centralizada na região da COMCAM, a proximidade entre elas, a escassez de estudos geográficos envolvendo distintas áreas verdes na região e a disparidade populacional entre elas.
Nessa integração de diferenças, esta pesquisa tem o intuito de caracterizar e analisar estas áreas verdes, visando uma posterior sistematização e compreensão da real situação destes, além de abrir espaço para o encaminhamento de propostas de políticas públicas que sejam consoantes com as necessidades das populações locais.
Definidos o objeto e objetivos, na seção seguinte será tratado acerca dos pressupostos teóricos e metodológicos norteadores dessa pesquisa. Na seção três obteve-se o resgate da conceituação de áreas verdes e parques urbanos, posteriormente, realizar-se-á breve retrospecto histórico dessas áreas. Por fim, as temáticas nas duas últimas seções serão: a formação histórica dos municípios estudados, o contexto onde se obteve a preocupação com o verde urbano, as características de cada uma dessas áreas e relacionada algumas abordagens de melhoria das características dos parques em estudo.