Por incrível que pareça, esse local ainda é desconhecido por grande parte da própria população mamboreense. Percorrendo pouco mais de 18 Km de Mamborê, encontramos a Igreja Subterrânea Sagrado Coração de Jesus. A igreja construída na década de 1990 fica na comunidade Gavião e por esse motivo é chamada carinhosamente de ‘Igreja do Gavião’.
- Veja tudo sobre Mamborê
- Mais fotos da Igreja Subterrânea de Mamborê
- Igreja Subterrânea vira atração turística em Mamborê
Abaixo um vídeo feito por Sergio Luiz Balbinot mostrando uma vista parcial da Igreja.
A igreja por dentro
Nesta comunidade, em 1997, segundo dados retirados do livro ‘A história de Mamborê (Vilson Olipa)’ residiam 150 pessoas. Atualmente estima-se que existam pelo menos 10 famílias residindo na comunidade. Apesar de ser um local mais isolado o percurso vale a pena, pois a visão obtida nesse lugar é simplesmente fantástica. A área interna da Igreja é revestida por rochas, dividindo espaço com áreas de vidro que trazem iluminação interna, várias plantas ornamentais e esculturas sacras.
Nos dias normais (sem festa) a localidade tem entretenimento para toda família. Lá encontramos também campo de futebol, amplo salão de festas, além de uma enorme área verde. O evento mais tradicional da comunidade é a Festa da Costela, que acontece todo primeiro domingo de agosto e atrai turistas de várias cidades.
Como chegar?
Chegando em Mamborê, pegamos a estrada em direção ao Patrimônio do Guaraní (também leva a Nova Cantu e Campina da Lagoa). São pouco mais de 17 Km de estrada de chão em boas condições. Para os ciclistas e motociclistas de primeira viagem, o trajeto pode ficar um pouco mais complicado próximo a Igreja Subterrânea por causa do cascalho solto.