Nova Cantú nasceu a partir da chegada de safristas, madeireiros e se desenvolveu no decorrer dos anos, principalmente após a construção da estrada que ligava Campo Mourão a Guarapuava. Assim como todas as cidades da região, possui seu desenvolvimento atrelado a religiosidade de seu povo. Prova disso é a existência de grandes templos localizados na região central dos mais de 20 municípios da COMCAM.
Igreja católica na área central de Nova Cantu
Em Nova Cantu, além da bela igreja na área central da cidade, encontramos a Gruta Nossa Senhora Aparecida na rodovia sentido Roncador. A padroeira da cidade é Nossa Senhora de Fátima e, por esse motivo, é muito comum ouvir algumas pessoas se referindo ao local como “Gruta Nossa Senhora de Fátima”.
O local é considerado um dos principais pontos turísticos da região e seu acesso pode ser via rodovia ou ciclovia. Chegando lá temos alguns bancos, lixeiras e água (que creio não ser potável). Fomos lá em diversas oportunidades e, sem dúvida, a melhor vista é a do amanhecer. É simplesmente linda! Anualmente é comum ver peregrinações em direção a gruta. As mais conhecidas são: a de Campina da Lagoa (todo dia 12/10- dia da padroeira) e as rotas da fé.
E você?
E você? Conhece o local? O que achou? Como se sentiu? O que você recomenda para os visitantes?