Ontem e hoje(19/10/18) acontece em Curitiba o Fórum Paranaense de Turismo Religioso. Diversos profissionais de todo estado compartilharam experiências e divulgaram os resultados de seus trabalhos. Entre os participantes, está o membro da Adeturs Ecoaventuras, Histórias e Sabores, Eng. Ruben Moyano que mostrou os resultados da “Rota da Fé”. A “Rota da Fé” é uma ação prática consequente do Projeto de Turismo Religioso e Sustentável na Diocese de Campo Mourão e na COMCAM. Esta completando mais de 10 anos de Romaria e Peregrinação e completa 54 edições.
O significativo e visível sucesso da Rota da Fé na Região de Campo Mourão vem despertando o interesse de muitas pessoas, entidades, empresas e órgãos públicos. Eles começam a perceber que essa metodologia de movimentação de pessoas em ônibus ou a pé, traz expressivo e imediato resultado, tanto econômico, como social e cultural, além de promover o resgate da auto-estima e a animação para as comunidades religiosas visitadas.
Destaque na imprensa
A Rota da Fé foi um dos temas da revista Viajeros. A publicação é distribuída nos países do Mercosul e em feiras de turismo na América do Sul. Já foram distribuídos exemplares na Feira Internacional de Turismo em Buenos Aires e na FIT do Paraguai.
Outra publicação que destacou nossa região foi o Guia do Turismo Religioso do Paraná elaborado pelo site Romaria Brasil . Foram destacados no guia: Barbosa Ferraz (Santuário Santa Rita de Cassia), Campo Mourão (Catedral São José e Santuário Nossa Senhora Aparecida), Corumbataí do Sul (Cristo Rendentor e a Imagem de Nossa Senhora de 4m de altura), Farol (Fonte profeta João Maria e Capela São José), Fênix (Ruínas da Redução Jesuítica), Goioerê (Relíquia da Cruz de Cristo), Luiziana (Gruta Madre Paulina) e Mamborê ( Igreja Subterrânea do Gavião).
Trabalho de longo prazo
Segundo Moyano “muitas das fotos que aparecem na guia de Turismo Religioso 2018 são da Rota da Fé de Nossa Região. Atualmente existem muitas ações em Prol de Turismo Religioso na Diocese de Campo Mourão! Conscientizarmos, valorizamos e potencializamos inumeráveis atrativos de Nossa região.”
Moyano afirmou que lugares como a Água da fonte em Farol e Vila Rica em Fênix ganharam visibilidade estadual. Roteiros que nem a população local conhecia estão ganhando cada vez mais ‘famosos’. O caso de Vila Rica merece destaque por sua importância histórica e cultural/ religiosa. A luta é de que uma equipe possa coordenar o parque e recuperar/preservar o que restou das ruínas de Vila Rica.
“Ainda temos as relíquias da cruz de Cristo que poucos conhecem, porém está sendo cada vez mais divulgada e conhecida (Goioerê). Enfim você vê que muitos parques foram criados, eventos diversos então graças as Deus o trabalho que foi criado em 2006 no Congresso Internacional de Turismo Religioso no Centro Catequético de Campo Mourão, por meio da Fundação São José. Depois foi reforçado com a criação da Rota da Fé em 2007 que motivou ainda mais as pessoas a acreditarem no turismo religioso. Isso por que foi uma ação prática que integrou religião, mostrou os atrativos, integrou localmente, regionalmente e reúne famílias além de potencializar os atrativos, artesanato local e os produtos da agricultura familiar.”
- Confira a programação clicando aqui -> Programação FPTR
E você?
Já participou da Rota da Fé? O que achou? Conta pra gente!