Altamira do Paraná é uma das menores cidades da região e segundo moradores locais levou o nome pelo fato de estar num dos pontos mais altos. Junto as paisagens de morros e colinas permeiam os rios Piquiri, Cantú e seus afluentes que embelezam ainda mais as paisagens. As paisagens obtidas lá de cima são fantásticas!
Por que o nome ‘Altamira do Paraná’?
Apesar daquela hipótese levantada no começo deste texto, oficialmente o IBGE afirma que:
“A denominação Altamira foi dada por consenso da diretoria da Companhia de Colonização e Desenvolvimento -CODAL, numa homenagem à cidade de Altamira do Estado do Pará, em 1962. A CODAL adquiriu área de terras e procedeu ao levantamento topográfico da região já parcialmente habitada, cortou e mediu o sítio urbano em lotes e os colocou à venda, procedendo da mesma forma com a zona rural, aproveitando-se da febre colonizadora que assolava o Paraná no começo dos anos sessenta, do século XX. Município com características econômicas baseada na agropecuária destacando-se a pecuária de corte e leite e, principalmente, a cultura do algodão entre outras.”
Fonte: IBGE, 2015, Histórico de Altamira do Paraná.
O que fazer em Altamira do Paraná?
PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA: Inaugurada em 1999 em homenagem à padroeira da cidade o local pode ser reconhecido como o principal ponto turístico local.
FEIRA DOS PRODUTORES: Toda sexta feira das 15h às 21h com produtos locais ao lado da Igreja Matriz local.
Onde dormir?
- Hotel Paradiso. Avenida Jayme Canet, 808, Telefone: (44) 3755-1054. Mais informações no site do hotel
Conhece algum outro roteiro de Altamira do Paraná? Conhece a cidade? O que achou dela?Compartilhe sua opinião!