Proposta de implantação de usina de biomassa no Município de Mamborê- PR

Imagem de ejaugsburg por Pixabay

Um dos maiores problemas urbanos da atualidade é conciliar o desenvolvimento das cidades com saneamento básico. Nesse sentido, a possibilidade de gerar energia com resíduos sólidos urbanos surge como alternativa bastante atrativa independente do porte da localidade. Além disso, cumpre um dos direitos mais importantes da constituição federal brasileira expresso no artigo 225 (BRASIL, 1988) que afirma que todos tem “direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”. Apoiando-se na constituição, além de se gerar energia elétrica, o reaproveitamento de resíduos pode melhorar a qualidade do meio ambiente de nossas cidades e promover efeitos multiplicadores positivos na sociedade e economia.

Nesse sentido, o propósito deste trabalho de conclusão de curso é comprovar a viabilidade desse tipo de projeto para o município de Mamborê-PR. O município (Figura 1) está localizado na área central da Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense limitando-se com Campo Mourão e Farol ao Norte, com Boa Esperança e Juranda a Oeste, com Campina da Lagoa e Nova Cantu ao Sul e com Luiziana a Leste. Segundo dados do Censo demográfico 2010, mais de 60% da população de 13.961 habitantes está concentrada na área urbana.

Figura 1 – Localização de Mamborê -PR. Fonte: Base cartográfica IPARDES, 2005.
Figura 1 – Localização de Mamborê -PR. Fonte: Base cartográfica IPARDES, 2005.

Este artigo foi subdividido em três tópicos. Inicialmente explicamos como ocorreu a pesquisa e quais procedimentos adotados. Posteriormente efetuou-se retrospecto histórico e tratado um panorama geral do tratamento de resíduos sólidos no Brasil. Por fim apresentado os resultados obtidos e propostas de aplicação no município de Mamborê-PR.

Como foi feita a pesquisa?

Na elaboração desta pesquisa científica utilizou-se, inicialmente o levantamento bibliográfico de teses, dissertações, livros, artigos, revistas, jornais, relacionada à biomassa e seus efeitos multiplicadores com o objetivo de buscar fundamentação teórica para a sustentação e elaboração desta pesquisa. Na sequência buscou-se informações sobre plantas de biomassa instaladas em órgãos reguladores, jornais, artigos, revistas e legislação vigente. Esta pesquisa será exploratória e descritiva tendo como forma e análise qualitativa e quantitativa. Por fim, verificou-se o potencial estimado de geração de energia no município de Mamborê-PR com base na metodologia proposta por Coelho, Monteiro, Karniol & Ghilardi (2005). Tais autores elencam a geração de biogás a partir de efluentes líquidos advindos do esterco dos animais a partir da fórmula abaixo:

Metano (t CH4 /ano) = 30 dias x nº de cabeças x Et x Pb x Conc. CH4 x VE-1

onde:

  • Et: Esterco total [kgesterco / (dia.unidade geradora)].;
  • Pb: Produção de biogás [Kgbiogás / Kg esterco];
  • CH4: Concentração de metano no biogás [%];
  • VE: Volume específico do metano [kgCH4/m³CH4], sendo este igual a 0,670 kgCH4/m³CH4

Com relação aos resíduos sólidos urbanos ( RSU), Coelho, Monteiro, Karniol & Ghilardi (2005) sugerem a fórmula (Modelo matemático IPCC) disposta abaixo:

Metano (t CH4/ ano) = V lixo x FCM x COD x CODf x F x 16/12. R x (1- OX)

Onde:

  • V lixo = volume de resíduos sólidos depositados no aterro (tonelada por dia);
  • FCM = Fator de correção de metano (adimensional)
  • COD = Carbono orgânico degradável no RSD (resíduo sólido domiciliar) (adimensional)
  • CODf = Fração de COD que realmente degrada (Adimensional)
  • F= Fração de CH4 no gás de aterro (adimensional)
  • 16/12 = Taxa de conversão de carbono em metano (adimensional)
  • R = quantidade de metano recuperado (kgCH4 / ano)
  • OX = Fator de oxidação (adimensional)

Ao fim dos cálculos, efetuou-se breve análise das tecnologias existentes para geração de energia elétrica a partir de biomassa.

E você?

Image by Alexa from Pixabay
Image by Alexa from Pixabay

O que conhece sobre a biomassa? Tem algum exemplo de aplicação? Já visitou alguma usina? Compartilhe conosco!