- Este texto faz parte da Monografia Áreas verdes urbanas: proposta de análise espacial comparativa em três cidades da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense
Claudio Gotardo foi prefeito de Boa Esperança durante a idealização, construção e implantação do Parque Ecológico Olivo Fortunato Gasparelo.
- Quando foi inaugurado o parque e quanto tempo levou pra ser construído? Bom o parque foi inaugurado em dezembro de 2003 e ele iniciou em janeiro de 2002. Então ele levou exatamente dois anos pra ser construído.
- Que motivações levaram a criação dessa área verde?
Bom, a cidade pequena tem dificuldade de espaço pra lazer e espaço também educativo pra gente mostrar pros nossos filhos, nossos netos, nossos estudantes como é que era a natureza originalmente. A natureza foi totalmente devastada e havia a necessidade de criar um bosque com as espécies nativas do nosso município pra perpetuar. Fazer lá um banco genético que é a possibilidade de, no futuro, as crianças conhecer o que é uma peroba, um ipê, uma canafístula, enfim todas as espécies, o pinheiro que são nativos de nossa região. Então é um espaço pra lazer e pra cultura.
O lago ele foi criado como um embelezador pro local. Ele tem 25 mil m² é também pra criar peixes. Onde os peixes são criados e é dado a população o direito de pescar a cada 15 dias durante uma tarde. Um domingo a tarde a gente libera o parque para pescaria. E dá as pessoas que gostam de pescaria, dessa prática, desse esporte a oportunidade de se divertir e no final da tarde levar peixe pra casa. Nós criamos peixes tratados e peixes que de fato serve pra alimentação. Então essa é a razão. Um ginásio de esporte para prática esportiva. Uma pista de caminhada, iluminada, pavimentada para que as pessoas a qualquer hora, com segurança possam ir lá praticar um exercício físico. Que faz muito bem pra saúde. Quiosques para lazer, diversão onde as pessoas agendam lá com antecedência o interesse de passar um dia ou uma tarde. E a garantia, o direito de privacidade. E a utilização desses quiosques sem nenhum custo.
- Quais aspectos ecológicos foram considerados na criação do parque?
O ecológico é exatamente o que eu falei que era garantir a mata ciliar, os 30 metros de proteção na margem do rio e criado também já que o parque tem uma área área total de 100 mil m² quadrados, 4 alqueires aproximadamente, e, um alqueire é água e 2 alqueires são a parte de lazer, né. É ginásio de esporte, estacionamento, é pista de caminhada, casa de policial e zelador. É, esses espaços. E um alqueire é utilizado justamente para garantir que nós tenhamos uma historia, né, sobre a nossa natureza. A questão ambiental, questão ecológico, né, onde lá são protegidas as espécies nativas do nosso município.
- O que existia no lugar antes da criação da área verde? Era uma área agrícola, uma lavoura de soja no verão ou aveia e trigo no inverno. Uma lavoura comum.
- Quais os principais usos o Sr já acabou respondendo. E, Quais influências a área exerce sobre a área urbana?
Como ela é contigua, ela é emendada no perímetro urbano ela proporciona a nossa população a facilidade de ir e vir sem sequer necessitar do carro para se deslocar até o parque. Então a gente vê que a maior parte da população de Boa Esperança que frequenta aquilo habitualmente, vai a pé por ela ser próxima do perímetro urbano. É uma área aberta, ela tem ela é totalmente fechada, mas os portões ficam abertos para garantir o acesso de qualquer cidadão de Boa Esperança ou de fora de Boa Esperança Tanto que os eventos que são realizados no parque, inclusive nos dias de pescaria, não é cobrado da população absolutamente nada e também não tem restrição pra visitantes. Nós queremos que o parque seja uma razão para que pessoas de outros municípios vá conhecer Boa Esperança. Vá lá veja como é nossa cidade, veja como são nossos prédios públicos, veja como é que é a hospitalidade do povo e passe momentos lá conosco nesta. Fortalecendo o comércio prestigiando os estabelecimentos que tem lá, né. Essa é a razão do parque.
- Quem foram os responsáveis pelo projeto da área verde? Bom, o projeto foi do doutor Marcio Vieira e o acompanhamento da parte civil foi do Marcelo Silveira, engenheiro urbanista e, a distribuição das obras dentro do terreno é influência minha porque eu gosto disso. Formação profissional, gosto. Então o desenho da lanchonete, dos quiosques, dos espaços, é, teve sempre a minha participação direta.
- E teve inspiração em alguma outra área verde? É inspiração no fato de ter isso. Mas cópia estrutural, ou de obras ou de lanchonete. Nada disso. Nós temos uma ilha lá, também construída lá. E aquilo é inspiração minha mesmo, não tem influência de ninguém.
- Alguma outra informação que o senhor acha interessante destacar além dessas?
É, Boa Esperança tem promovido eventos de grande dimensão. Tipo a semana de adrenalina, né, que finaliza com a etapa do campeonato paranaense e nacional de MotoCross. Tem vários eventos durante a semana, e parte desses eventos são realizados nesse parque. Atividades radicais como apresentação de tratores, né, em alta velocidade. Tratores que chegam a 140 km por hora, que fazem manobras radicais. Tivemos lá a apresentação de motos também com equipe de São Paulo que veio fazer um show de manobras radicais com motos, com bicicletas. Temos passeio turístico, passeio ciclístico, aliás. Tem uma série de atividades assim que são realizadas no parque ou próximo dele justamente pra dar oportunidade pra pessoas de outros municípios da região ou fora dela, né, que possam conhecer Boa Esperança. Quem conhece Boa Esperança sempre passa a admirar a nossa cidade, a nossa população, que é um povo ordeiro, um povo simpático, acolhedor. É, Então, dessa forma, nosso município passa a sair de ser um mero município próximo de Campo Mourão e passa a ter identidade própria que é Boa Esperança. Nós passamos a ser uma cidade conhecida, apesar de sermos uma população pequena, apenas 5 mil habitantes, mas não tira o brilho do povo e de nossa cidade.
- Uma última pergunta, o senhor autoriza que a gente possa usar essa gravação numa monografia, no meio impresso, em internet, em alguma divulgação, em algum evento, informação sobre o parque urbano que o senhor passou pra gente hoje?
Tá autorizado a utilizar as informações que eu gravei aqui sobre o parque, a nossa população. Inclusive autorizo a tirar fotos lá do parque de acompanhar o nosso parque num dia de pescaria, inclusive de fazer o que vocês quiserem pra divulgar aquele espaço