Cerca de 500 romeiros participaram ontem (07/05) da 53ª edição da Rota da Fé. As novidades dessa edição foram as visitas ao menino Lucas em Juranda e a cidade de Nova Cantu (única cidade da região ainda não visitada pela Rota). A Rota da Fé é uma ação prática do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável iniciado no ano 2006. Esse ano está em sua XIV edição que vai ser realizado de 10 a 12 de Júlio em Comayagua – Honduras.
O que é a Rota da Fé?
A Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza. Esse movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade de Campo Mourão e visita, no mínimo dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico. A Rota passa em duas a três cidades, movimentando centenas de pessoas direta e indiretamente, envolvendo apoio das prefeituras, empresas, entidades, instituições públicas e mistas e da Diocese e da Região de Campo Mourão.
Fonte: Rota da fé.com
Passagem por Nova Cantu
A saída, como de costume foi em frente à Catedral São José em Campo Mourão. De lá, as mais de 10 caravanas seguiram em direção a Nova Cantu. Foram visitadas a Gruta Nossa Senhora Aparecida e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Houve acolhida pelas lideranças, religiosos, prefeito e comunidade local, missa e um delicioso almoço.
Passagem por Juranda
Em Juranda foram visitados a Igreja Ucraniana, a igreja matriz e lugares que relembram o milagre do menino Lucas. Lá também houve acolhida da comunidade local, religiosos, prefeita e lideranças. Houve a tarde um saboroso café da tarde, visita ao futuro “Parque dos Pastorinhos” e retorno a Campo Mourão. O pessoal do Juranda News fez um texto bem legal mostrando os principais pontos percorridos pela Rota da Fé em Juranda.
Menino Lucas
O milagre materializado no menino Lucas foi o ponto alto da romaria. Lucas sofreu um grave acidente com apenas 5 anos de idade (2013). Ele caiu de um sobrado a uma altura de quase 6 metros de altura. Seus pais rezaram pedindo a intercessão de Jacinta e Francisco (pastorinhos de Fátima). O menino se curou sem nenhuma sequela. O milagre foi um dos motivos para a canonização dos pastorinhos de Fátima.
Durante a Rota, os romeiros passaram na casa do avô e no hospital onde Lucas foi atendido na época do acidente. Ou ponto alto do evento foi a notícia de que será construído uma gruta em homenagem ao milagre dos pastorinhos (Veja no portal Boca Santa).
E você?
Já participou de alguma edição da Rota da Fé? O que achou? Conta pra gente!