Tema: Criação de portal para divulgação de turismo regional na comunidade dos municípios da região de Campo Mourão
1 INTRODUÇÃO
Até pouco tempo a única forma de se divulgar a um grande público eram os veículos de massa tradicionais (rádio, televisão, jornais impressos, etc). Fato esse que veio a se modificar com o advento da tecnologia da informação, mais especificamente dos microcomputadores e os avanços nas telecomunicações.
A utilização da internet como ferramenta para divulgação de conteúdos web regionalizados no Brasil é um fenômeno bastante recente e tem amplo potencial de desenvolvimento possibilitado por sua agilidade e eficiência na divulgação de informações. Uma das travas que acaba impossibilitando um desenvolvimento ainda maior desse meio é a infraestrutura de telecomunicações ainda ineficiente e as desigualdades socioeconômicas que impossibilitam o acesso universal a internet em nosso país.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (2001) turismo se refere “as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”[1]. Nessa tendência, Ghisi (2006) traz uma interpretação interessante do turismo virtual, relacionando alguns aspectos quanto a sua prática:
Os anúncios comerciais apelam para viagens sem sair de casa, sem correr riscos de acidentes, orientado por guias que oferecem a possibilidade de visitar locais cada vez mais distantes e mais atraentes, imaginários, desconhecidos ou reais. A mídia ou o meio utilizado pouco importa. A tecnologia da informação apresenta uma nova concepção de tempo: passado, presente e futuro e mostra a face virtual do dinheiro e das instalações físicas de um banco, do trabalho e da estrutura de uma organização, do conhecimento e das paredes da escola, dos relacionamentos afetivos e do ponto de encontro. (GHISI, 2006, p. 2)
Dessa forma, quando se procura pensar nos elementos fundamentais a serem encontradas em uma página web destinada a serviços turísticos pode-se elencar a presença de: informações gerais sobre o ponto turístico principal; meios de acesso ao local (linhas de ônibus, taxi, estacionamentos, etc); serviços de hospedagem, reservas, restaurantes, comércio local, etc; informações de entretenimento, espaços públicos e atrativos locais disponíveis no local; informações de serviços de emergência (hospitais, polícia, bombeiro); entre outros.
2 PROBLEMA
Existe pouca divulgação dos roteiros turísticos na região de Campo Mourão, dos quais se destacam o http://www.turismoregional.com.br e os sites pertencentes aos governos municipais. Não existe uma página que unifique todas as informações da COMCAM e em todas elas a interatividade com o usuário/visitante da página é praticamente inexistente. Da mesma forma, informações de hospedagem, alimentação, agências de turismo existentes na região encontram-se soltas em vários endereços na web.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Criar um canal unificado de divulgação das áreas com potencialidades turísticas na Região de Campo Mourão oferecendo uma alternativa de canal publicitário de resultado aos clientes e visitantes.
3.2 Objetivos Específicos
- Criar um portal interativo que permita ao usuário (internauta) colaborar para com a melhoria do conteúdo e da divulgação dos locais com potencialidades turísticas na região de Campo Mourão;
- Colaborar para a divulgação das potencialidades turísticas regionais;
- Criar um novo e competitivo canal de publicidade e reforço de marca de locais reconhecidos pela qualidade de seus serviços turísticos;
- Ser um portal de referência na Região de Campo Mourão.
4 JUSTIFICATIVA
Existe pouca divulgação dos roteiros turísticos na região de Campo Mourão, dos quais se destacam o http://www.turismoregional.com.br e os sites pertencentes aos governos municipais. Não existe uma página que unifique todas as informações da COMCAM e em todas elas a interatividade com o usuário/visitante da página é praticamente inexistente. Da mesma forma, informações de hospedagem, alimentação, agências de turismo existentes na região encontram-se espalhadas em vários endereços na web.
O intercâmbio de informações entre as diversas empresas com atividades turísticas e administrações públicas municipais auxilia na descrição da possibilidade de vivência e planejamento da viagem (hotéis, restaurantes, linhas de transporte público, etc.). Sobre o potencial do meio digital no trato com a temática do turismo cabe a análise de LEAL (2006):
A informação eletrônica pela web tornou-se fundamental no setor turístico, o que faz com que o estudo sobre o uso da internet pelo setor torne-se um novo campo de estudo e investigação não só pelas suas potencialidades comunicacionais e audiovisuais, mas também pela transformação que se estabelece na informação e promoção turística. Esse veículo vem se tornando uma extensão de empresas públicas e privadas do segmento, configurando-se como uma importante ferramenta de divulgação dos destinos. (LEAL, 2006, p.2)
No entanto, mesmo com todas essas possibilidades, o trabalho com mídia digital exige que a página web produza bons resultados deve atender a pré-requisitos de usabilidade, atratividade e conteúdo relevante ao usuário. Nesse sentido a proposta desta nova página web deve se espelhar nessas necessidades.
5 MATERIAIS E MÉTODOS
Inicialmente será realizada a montagem de um plano de marketing onde será definido como será feito o trabalho de divulgação e o projeto de layout físico da página web a ser posteriormente trabalhada. A escolha da tecnologia utilizada (Java, PHP, JSP,…) se dará após a análise da (s) que melhor se adaptarem ao projeto inicial.
A produção de conteúdo será realizada após a visita in locu em localidades com potencial turístico após conversa com os setores de turismo de cada município da região de Campo Mourão, assim como pesquisa bibliográfica em publicações (impressas ou em meio digital). Nestas visitas será realizado a partir da autorização do proprietário do estabelecimento registro fotográfico do local assim como a busca por informações mais detalhadas do local.
A obtenção de retornos financeiros se dará por meio da abertura de espaços para patrocínio após o trinta dias de funcionamento do portal para que os anunciantes possam ter certeza do retorno. Ainda com relação a esse ponto, os anunciantes que forem proprietários de espaços com potencialidades turísticas poderão fornecer o conteúdo e, em troca disso terão direito a espaços de publicidades com valores diferenciados em relação à tabela geral de preços a ser elaborada no plano de marketing.
CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
GHISI, Lígia. “Turismo virtual” na internet: Caracterização de sites brasileiros que divulgam o turismo, 2006. Disponível em:< http://www6.univali.br/tede/tde_arquivos/2/TDE-2006-05-15T084640Z-51/Publico/Ligia%20Ghisi.pdf> Acesso em: 27 fev. 2013.
Gomes, Isabela Motta. Manual Como Elaborar um Plano de Marketing. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005. 92 p. Disponível em: <http://www.sebraemg.com.br/arquivos/parasua empresa/planode marketing/marketing.pdf> Acesso em: 27 fev. 2013.
LEAL, Rosana Eduardo da Silva. Visitando o nordeste na web: Um estudo sobre a comunicação dos portais e sites Turísticos governamentais, mai. 2006. Disponível em: <http://www.periodicodeturism o.com.br /site/artigo/pdf/VISITANDO%20O%20NORDESTE%20NA%20WEB.pdf> Acesso em: 27 fev. 2013.
VICENTIN, Ivan Carlos. A internet no negócio Turismo no Brasil. Disponível em:< http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/ espaco_academico/premio_mtur/downloads_premio_FGV/Premiox20EMBRATURx20FGVx20x20-x20x20Ax20Internetx20nox20Negociox20dex20Turismox20nox20Brasil.pdf> Acesso em: 27 fev. 2013.
[1] Organização Mundial do Turismo. Introdução ao Turismo. Madrid, 2001.