Na década de 1940 surge o computador digital (Eniac – Eletrical Numerical Integrator and Calculator), cerca de 10 anos depois surge a primeira linguagem de programação de alto nível (Fortram) e um pouco mais tarde nasce a computação gráfica. Com os anos foi se buscando formas de transformar aquela complexa máquina em algo que pudesse ser utilizado por mais pessoas e em pleno século XXI a maior parte do planeta está conectada. Diante dos novos desafios, pensar formas de desenvolver produtos que permitam alto grau de usabilidade trazendo uma relação amigável entre a interface e a interação é essencial.
Alguns conceitos básicos
- Usabilidade – ver se é fácil de usar
- Eficácia (completa meu objetivo) X Eficiência (custo benefício);
- Discretizar – ver ponto a ponto;
- Heurística- arte de descobrir, inventar, resposta de um problema;
- Ergonomia – Estudo anatômico, fisiológico e psicológico do homem no seu ambiente.
- Paradigma= padrão
- Engenharia cognitiva – descobrir como as pessoas pensam;
- Engenharia semiótica – comunicação (fonte- receptor);
- IHC – Interação Humano Computador
- Eficácia – qto q completo os objetivos propostos;
- Eficiência – eficácia em relação aos recursos. Custo-benefício (tem no slide), hora de trabalho.
O que é Usabilidade?
Em poucas palavras pode ser definido como “Facilidade de uso”.
Como avaliação usabilidade?
Primeiramente alguns conceitos:
- Medir: Mensurar, colher dados sobre os objetos comparados com (relativos) a um determinado padrão.
- Avaliar: Fazer juízo de valor, julgar a medida.
Por que avaliar? Para verificar se atende aos objetivos propostos. Por exemplo:
- Se eu vou em 10 médicos, em pelo menos 7 ou 8 o diagnóstico e tratamento devem ser semelhantes;
- Fita métrica, balança; (existe algum controle do erro)
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Classificação dos métodos de avaliação em IHC
Processo de avaliação mais demorado, caro, porém mais preciso:
Processo de avaliação mais rápido, barato, porém mais impreciso:
Resumo baseado em aula do professor Dante Alves de Medeiros.