Foto em destaque: Parque Ecológico de Goioerê. Saiba mais sobre o parque
O leitão maturado é o prato típico de Goioerê. Essa iguaria leva cerca de quatro dias de preparo, até a maturação. Só depois é assado para ser servido com salada de soja, farofa ou cuscuz. Outro fator interessante é ser feito com animal do tipo “Light”, que possui pouca gordura e pode ser assado com a pele, o que dá melhor aparência. A festa onde o prato é servido acontece em junho.
Como fazer um delicioso Leitão Maturado?
Ingredientes
- 1 leitão “tipo carne” (leitão light), com peso bruto, vivo, nunca superior a 40 kg
Temperos – 10kg de carne
- 220 g de Sal refinado
- 10 g de Sal de cura
- 1 colher (chá) rasa de noz-moscada
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- Pimenta-do-reino a gosto
Preparo
Limpe o leitão, retire a cabeça e os pés e desosse. Pode ser inteiro ou em partes, trabalhando a carne para que fique com espessura igual e em mantas. É necessário que o animal seja do tipo “light”, porque esse tipo de suíno possui pouquíssima gordura e com isso a carne pode ser assada com a pele, dando melhor aparência, além do que a pele é bastante apreciada.
Desossado o leitão, aplique manualmente o tempero a seco, de maneira uniforme e em ambos os lados. Após temperado, acondicione a carne em bandejas plásticas apropriadas para guardar alimentos e leve para conservação em geladeira por um prazo entre 3 e 4 dias.
Durante esse período, vire a carne duas vezes por dia, passando a parte de cima para baixo. Não se deve jogar o caldo que vai se formando no fundo da vasilha, e sim retirá-lo ao virar a carne e regá-la novamente com ele. Após 4 dias de maturação, asse em churrasqueira com fogo brando e sirva.
Acompanhamento: Salada de soja, farofa ou cuscuz.
Conteúdo retirado de:
- Receita retirada de Jornal do Interior
- Roteiros da Comcam, material de divulgação dos pratos típicos regionais. Material gentilmente cedido por Rubens Moyano (Campo Mourão) e Cristina Veiga (Boa Esperança
Nos ajude a melhorar este conteúdo
Tem alguma imagem legal do prato típico? Alguma história legal? Alguma sugestão de preparo? Já experimentou? O que achou? Conta pra gente!