Existem vários modelos de currículos disponíveis na internet. Inclusive os editores de texto mais conhecidos fornecem gratuitamente modelos prontos. Destacamos dicas básicas e disponibilizamos um modelo simples de currículo pra quem está começando a buscar oportunidades no mercado de trabalho.
1 – Nunca coloque números de documentos pessoais
Os modelos mais antigos de currículos tinham campos pra incluir CPF, RG e outros documentos. Não são informações úteis ao recrutador (exceto se for solicitado pelo empregador). Informações relevantes são: seu nome; informações de contato; e endereço.
2 – Não enfeite
Fazer o básico. Não exagerar em cores ou fontes estravagantes. O currículo precisa ser de fácil leitura e compreensão. É mais barato, rápido, fácil de fazer e ler.
3- Se adaptar a vaga pretendida
Não incluir informações de coisas irrelevantes com a atividade pretendida. Se você tem vários cursos, escolha aqueles que têm relação com a vaga pra incluir no currículo. Incluir muita informação pode fazer com que você gaste mais (impressões) e seu currículo não seja lido.
4 – ‘Fassa’ revisão ortográfica/ gramatical
Se esse ‘fassa’ doeu em você, imagine nos olhos de um recrutador. Se tem dificuldades em língua portuguesa, use o corretor ou procure ajuda de algum amigo (a) pra verificar se tem algum erro gramatical.
5 – Incluir fotos apenas se solicitado
Em municípios pequenos é interessante colocar fotos. A maioria dos sites de recrutamento e seleção indicam que fotos só devem ser incluídos se solicitado pela empresa recrutadora. Creio que essa dica seja válida para municípios maiores.
6 – Cuide de sua exposição em redes sociais
Empresas recrutadoras contratam por currículo e, em grande parte, demitem por comportamento. Uma das formas utilizadas pra evitar contratações de profissionais não alinhados com a cultura empresarial é a análise das redes sociais do futuro funcionário. Portanto cuidado com suas publicações em redes sociais.
7 – Sempre busque aprender
Mesmo que já tenha um emprego sempre procure aprender algo novo que lhe faça feliz. Cursos, eventos, voluntariado ou qualquer ação que incentive a interação social são válidos. Algo que seja alinhado ao seu perfil. Autoconhecimento ajuda muito nesse sentido.
Esquecemos de alguma dica? Discorda de algo? Conta pra gente nos comentários 😉