Foto: Pousada Parque das Gabirobas em Roncador. Saiba mais
É muito comum em um grupo de amigos ouvirmos nesta cidade não tem nada, quando eu sair de férias vou viajar ou ficar em casa. Aqui levanto um questionamento: Será que realmente não temos nada? Ou não sabemos vender “nossos produtos turísticos?
Afinal, como vender um “produto turístico”?
Produto turístico é “o conjunto de atrativos, equipamentos e
serviços turísticos acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço.” Fonte: Ministério do Turismo
Em nossa página no Facebook recebemos vários questionamentos se vendemos pacotes turísticos, dicas de lugares para ir e informações diversas de roteiros. Todas essas dúvidas nos ajudaram a melhorar o conteúdo do “trilhaselugares.com”. Uma dessas dúvidas foi relacionada ao modo de vender roteiros turísticos, nesse ponto acreditamos ser necessário partir de 4 passos básicos, os quais listaremos abaixo.
1º Fazer um levantamento turístico
Basicamente se você não sabe o que se tem e quais suas características dificilmente conseguirá vender a alguém. Ou você compraria uma TV de R$2.000,00 sem saber suas características? Bom, trazendo para nossa realidade, temos basicamente quatro linhas de atrativos com maior potencial:
- Naturais: Parques naturais incríveis, cachoeiras, parques abertos, pousadas e pequenos empreendimentos rurais;
- Históricos: Museus, sítios arqueológicos em Fênix e Quinta do Sol e a própria memória dos moradores locais;
- Culturais: Danças folclóricas, grupos de artesanato, arte e a nossa deliciosa gastronomia;
- Eventos: Festas dos pratos típicos, Caminhadas na natureza, Festival de Folclore, feiras de artesanatos, MotoCross e vários outros eventos.
Cabe aos gestores, iniciativa privada, responsáveis e/ou universitários fazerem um levantamento turístico aprofundado avaliando os melhores roteiros.
2º Investir em infraestrutura
O básico para o sucesso dos empreendimentos turísticos é ter bons acessos, sinal de telefone, energia elétrica, água e segurança. Porém em nossa região vemos que falta facilitar o acesso ao turista com identificação por meio de placas e pontos de apoio aos turistas em rodoviárias, por exemplo.
3º Definir e treinar gestores
Seja dentro dos empreendimentos ou na esfera pública, precisamos de pessoas para liderar e direcionar ações que promovam o turismo. Estas pessoas precisam ser treinadas para terem ampliadas as capacidades de entregar valor maior aos turistas.
Colocando nossa região nesse contexto vemos que muitas sequer tem uma pasta direcionada ao Turismo. Algumas das que tem a pasta, colocam pessoas sem a capacidade técnica/vontade de executar os trabalhos, os famosos ‘cabides de empregos’.
4º Evidenciar/mostrar/oferecer seu produto
Buscar formas de oferecer seus produtos aos clientes. Hoje temos ampla facilidade de divulgação de bom custo benefício. Facebook, Instagram, internet, radio, impressos (flyers, folhetos, cartazes e outros) e o próprio depoimento de cliente/visitante, o famoso ‘boca a boca’. Cabe aos gestores/ proprietários a definição das melhores estratégias de marketing.
E você, qual sua estratégia?
O que você achou das dicas?Concorda? Discorda? Como é o turismo em sua cidade/região? O que você acha que não pode faltar? Compartilhe sua opinião!