Cachoeiras em Nova Cantu

Cachoeira do Zuza - Nova Cantu

Nova Cantu foi uma das últimas fronteiras agrícolas do Paraná. Sua ocupação ocorreu por volta de 1955. O povoado formado próximo ao Rio Cantu levou o nome do rio e prosperou de terra fértil. Os migrantes vindos da região paranaense e de outras regiões brasileiras desenvolveram suas plantações e trouxeram a cultura de variadas etnias. (Fonte: IBGE)

Cerca de 3 km depois do distrito de Santo Rei, conhecido popularmente como Cachoeira do Zuza é uma das várias cachoeiras existentes próximas ao distrito. Nesta cachoeira é preciso tomar muito cuidado. O local é muito fundo (grande risco de afogamento). A área rural próxima ao local é repleta de quedas d’ água que impressionam qualquer turista.

Várias cachoeiras são encontradas em meio a vegetação na área rural do município. As mais conhecidas são a cachoeira do Rio Cantu (Piscinão de Cantu), do Rio do peixe no assentamento Santo Rei e a do Rio Azul na divisa com Roncador.


Cerca de 3 km após Nova Cantu pela rodovia que liga à Campina da Lagoa encontramos a popular cachoeira do Rio do Peixe. O destino é frequentemente procurado pela população local e,de tão popular, é apelidado de piscinão de Cantu. Outra opção interessante para exploração turística é cachoeira do Rio do Peixe localizada no assentamento Santo Rei (rodovia Nova Cantu sentido Roncador).