Tibagi, com seus cerca de 20 mil habitantes é o maior município em extensão territorial do estado do Paraná e não a toa adotou o slogan #Gigantepelaproprianatureza. Ano pós ano o turismo vem movimentando cada vez mais a economia local. Ficamos por apenas três dias na cidade, porém se tivéssemos ficado uma semana teria atrativos para todos os dias.
Como chegar em Tibagi?
Tibagi fica a 46 km de Telêmaco Borba; 62km de Castro ; 105 km de Ponta Grossa; e 260 km de Maringá. Os acessos são bem sinalizados e logo na entrada da cidade temos as indicações para os principais roteiros. Veja no Google maps.
Dicas
> Antes de ir veja a previsão do tempo, pois os melhores atrativos dependem de ‘São Pedro’.
> Existe apenas um posto de gasolina de bandeira (Ipiranga) e o combustível é mais caro do que no interior do Estado (pelo menos estava no dia que fomos R$ 0,30 mais caro que em Campo Mourão).
> Se informe no Disk Turismo sobre eventos locais: 0800 643 1388 | 42 3916 2150 | Site da prefeitura de Tibagi . A equipe é super dedicada e atenciosa. Inclusive eles fornecem um mapa de bolso com todos os atrativos disponíveis.
Viva aventuras
Rafting, Arvorismo, voos livres, boia cross, rapel e cascading são algumas das opções ideais para aventureiros. Para prática de atividades e esportes radicais, é necessário contratar uma operadora de turismo especializada no segmento. Em alguns casos é obrigatória a contratação de seguro.
Operadoras de turismo
- Guartelá Turismo – Site da operadora | Telefone: 42 3275-1357 | Oi: 42 8434-1357
- Parada do Guartelá – Site da operadora– 42 9 8874 7430 | [email protected]
- Tibagi Aventuras – Site da operadora – 42 3275-2778 | 42 9 9914-3516 | 42 9 9854-5338 | [email protected]
Trilhas e lugares incríveis
Mais de 20 atrativos entre cachoeiras, mirantes e morros permitem vistas deslumbrantes. Rios e riachos completam as paisagens com suas curvas sinuosas e artisticamente feito pela natureza. Garrafinha da água, repelente, protetor solar e câmera fotográfica são indispensáveis
Recomendamos: Salto Santa Rosa, Salto Puxa Nervos (refeição deliciosa no local), Fenda do Nick (Operadora Parada do Guartelá); Parque Estadual do Guartelá; Salto da Cotia; Morro da Comuna; Morro do Jacaré.
Turismo histórico e cultural
No centro tibagiano encontramos a arquitetura eclética da biblioteca municipal, palácio do diamante, Igreja matriz, chafariz da praça e museu histórico. O que mais nos encantou foi o museu do colono (Como chegar?). No local é simulado uma antiga casa de colonos onde a decoração remete a época de fundação da cidade.
Veja o documentário “Guarda-te-lá”
Durante nossas pesquisas sobre Tibagi, encontramos esse belo documentário produzido pela Guartelá Filmes (Clique na imagem para acesar o documentário). Vale muito a pena assistir!
Pronto para conhecer?
Além dos roteiros que listamos acima a cidade dispõe de vários outros atrativos como o Itaytyba Ecoturismo, Pousada Rural longe vista, associação de artesanatos, capelas rurais, camping Guartelá e vários outros empreendimentos urbanos e rurais. E aí, você já conhece Tibagi? Pretende conhecer? Tem alguma dica? Compartilhe conosco.