Análise e Interpretação de Imagens do Google Maps®

Imagem de WikiImages por Pixabay

A análise e interpretação de imagens de satélite é bastante usual nos dias atuais, no entanto ela deve seguir alguns parâmetros básicos conforme apontado por Galhotti (2007) que passam pela análise de um conjunto de elementos (tonalidade/cor, textura, tamanho, forma sombra, altura, padrão e localização) que permitem extrair  informações de objetos, áreas ou fenômenos. Diante disso, este post busca realizar análise de algumas paisagens decorrentes da diversidade de Biomas em nosso país.

Durante duas aulas de laboratório estivemos selecionando as imagens, assim como tendo explicações acerca da maneira como deveríamos realizar as atividades. Foram selecionadas seis imagens representando seis áreas distintas em cada bioma do Brasil segundo a classificação do IBGE. Sendo um país de dimensão continental, o Brasil é rico em biodiversidade e, reflexo disso é a existência dos seis grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Pampas e Mata Atlântica. Essas paisagens são formadas por diferentes tipos de vegetação, e estão sujeitos a variação de luminosidade, umidade, intensidade e direção dos ventos. Esse conjunto de fenômenos naturais afeta diretamente na obtenção de imagens de satélite e favorece interessantes possibilidades de interpretação e análise.

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS IMAGENS

A)  Análise de paisagem característica de Cerrado localizada em Uberlândia-GO.

Presença de pequena quantidade de vegetação nativa, provavelmente próxima ao curso de um rio. Nota-se estar presente em uma área plana, com pequenas rugosidades esculpidas a partir da construção de estradas rurais ligando as propriedades rurais. Algo que comprova tal assertiva é a presença de uma pequena forma regular presente na região inferior-central da Foto 1, possivelmente tratando-se de uma moradia.

FIGURA 01- Paisagem característica de Cerrado localizada em Uberlândia-GO.

 B) Análise de paisagem característica de Pampas localizada próximo a Bagé – RS.

Nota-se nessa imagem alto índice de reflexão com baixo índice de absorção de calor, indicado pela tonalidade puxada ao branco. Além disso, a baixa variação na tonalidade da cor tem relação com a rugosidade do terreno, fornecendo a ideia de uma área plana com rugosidades advindas da forma dos rios ali existentes. outra característica marcante dessa área é a homogeneidade da formação vegetal, onde a variação da tonalidade, provavelmente ocorreu por causa da diferença na refletância desses alvos, ocasionada pelo distanciamento pela diminuição da acentuação do relevo.

FIGURA 02 – Paisagem característica de Pampas localizada próximo a Bagé – RS

C) Análise de paisagem característica da Amazônia, localizada próximo de  Manaus- AM

Percebe-se nessa paisagem a presença homogênea da paisagem vegetal, com grande aglomeração de árvores e a existência de uma pequena praia de rio. Em decorrência da aglomeração das árvores, da umidade e da área ser plana houve pequena variação na tonalidade da coloração do verde, dando um bonito contraste com os sedimentos acumulados próximo às margens do rio.FIGURA 03 - Paisagem característica da Amazônia, localizada próximo de  Manaus- AM

FIGURA 03 – Paisagem característica da Amazônia, localizada próximo de Manaus- AM

 D) Análise de paisagem característica do Pantanal Mato-grossense, localizada em Capinzal- MS

Nesta imagem pode se visualizar grande área plana ao lado de uma área sujeita a inundação. A mesma pode ser comprovada por meio da pequena variação na tonalidade da cor verde. As rugosidades irregulares observadas na imagem são resultados da presença de rios e de meandros abandonados na paisagem.FIGURA 04 - Paisagem característica do Pantanal Mato-grossense, localizada em Capinzal- MS

FIGURA 04 – Paisagem característica do Pantanal Mato-grossense, localizada em Capinzal- MS

E) Análise de paisagem característica de Caatinga localizada em Mossoró – RN

As imagens obtidas nessa área apresentam menor qualidade se comparada a outras áreas. Nela vemos uma paisagem homogênea com a presença de arbustos distribuídos numa paisagem plana com rugosidades advindas da existência de estradas  em meio à paisagem.FIGURA 05- Paisagem característica de  Caatinga localizada em Mossoró-RN

FIGURA 05- Paisagem característica de Caatinga localizada em Mossoró-RN

 F) Análise de paisagem característica de Mata Atlântica localizada em Cananéia- SP. Nesta imagem temos uma variedade maior na paisagem. Na área próxima aos rios temos uma paisagem mais rasteira e na área mais alta temos uma vegetação de maior porte. Tal observação tem fundamentos, uma vez que a reflectancia da cor verde tem diversas tonalidades na imagem de satélite. O rio tem uma coloração que tem grande contraste e que o caracteriza perante a paisagemFIGURA 06 - Paisagem característica de Mata Atlântica localizada em Cananéia- SP.

FIGURA 06 – Paisagem característica de Mata Atlântica localizada em Cananéia- SP.

REFERENCIAS

  • Biomas do Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2012. Disponível em: <   http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169>. Acesso em: 03 abr. 2012.
  • FLORENZANO, Teresa Galhotti. Iniciação em Sensoriamento Remoto. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.
  • SANTOS, Juliana Mariani, LAHM, Regis Alexandre, LIMA, Valderez Marina do Rosário, Regina BORGES, Maria Rabello.  Contribuições do Sensoriamento Remoto ao Estudo de Biomas Brasileiros. Disponível em: < http://alexandria.ppgect.ufsc.br/numero_3_2009/juliana.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2012.
  • Notas: Google™ e Google Maps™ são marcas comerciais e registradas da Google Inc. nos Estados Unidos ou em outros países.

* Texto originalmente escrito por: Marinalva dos R. Batista e Jonas H. M. de Lima, no primeiro semestre de 2012.