A Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável (ADETURS) definiu hoje sua nova equipe de trabalho. A reunião foi realizada na sede da COMCAM (Comunidade dos municípios da região de Campo Mourão). Participaram da reunião os membros da antiga diretoria da entidade, os novos membros, secretários municipais e imprensa. No plano de trabalho da entidade estão previstas visitas nos municípios da região, incentivo a criação de comissões municipais de turismo, criar um calendário anual de eventos, aumentar a representatividade e visibilidade da região.
A diretoria da ADETURS (gestão 2018-2020) tem como membros: Presidente, Jorge Oliveira Silva (Campo Mourão – Peabiru); Vice Presidente, Gabriela Fabrício (Goioerê); Diretora Administrativa, Regina Cruz (Goioerê); Diretor Técnico, Rubens Moyano (Campo Mourão); Diretora Financeira, Aline Angeli (Campo Mourão); Secretária, Anna Artigas (Campo Mourão); Diretora Jurídica Claudia Eichmann (Fênix); Conselho Administrativo composto por Padre Gaspar Gonçalves da Silva (Campo Mourão), Samoel Kozelinski (Campo Mourão); Jonas (Mamborê); Arléto Rocha (Peabiru); Antonio Gancedo (Campo Mourão); Valter Veloso (Campo Mourão); Conselho Fiscal composto por Samuel Duarte (Campo Mourão); Agnaldo da Silva (Campo Mourão); Deviani de Paz (Quinta do Sol); Bruno Ananias (Quinta do Sol); Tonny Rangel Colli (Campo Mourão) e Beatriz Maria Deltos (Campo Mourão).
O que é a Adeturs?
O Paraná é divido em 14 entidades de regionalização do turismo. A ADETURS é a Instância de Governança de Turismo Regional da COMCAM e tem por finalidade difundir, potencializar e criar roteiros turísticos na região. Para pedir verba ao Ministério do Turismo, os municípios devem pertencer a uma instância de governança, no caso de nossa região, a instância é a Adeturs.
“Ecoaventuras, histórias e sabores”
O nome “Ecoaventuras, histórias e sabores” não veio ao acaso. Segundo Ruben Moyano, um dos integrantes da Adeturs o ‘nome comercial’ da região foi desenvolvido após pesquisas que refletissem a realidade turística regional.
Ecoaventuras pelo fato de existirem várias atividades e eventos ecológicos e de aventuras em nossa região (cavalgadas, boia cross, gaioleiros, encontro de trilheiros, rally fluvial e outros). Além disso a região é rica em paisagens naturais, prova disso são as matas fechadas, cachoeiras, Parque Estadual Lago Azul, Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, pousadas e propriedades rurais.
Histórias devido a importância histórica de Vila Rica do Espírito Santo, que além de ser refúgio de flora e fauna, possui rico patrimônio arqueológico com ruínas de uma das 16 comunidades jesuíticas espanholas fundadas nos séculos XVI e XVII (PR Turismo). Além disso existe o místico Caminho de Peabiru, comparado por muitos como a ‘Compostela brasileira’.
Sabores pelo fato de que todas as cidades da região possuem um prato típico definido. Juntamente ao pratos típicos, as igrejas e comunidades rurais frequentemente realizam eventos com pratos típicos locais.
Boas notícias para a região
Durante a reunião ficamos sabendo de 4 excelentes novidades para a região:
- O projeto Caminhos de Peabiru foi selecionado para ser apresentado em um dos melhores eventos técnico-científicos da América Latina, o 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Inclusive o projeto concorre ao prêmio de melhor trabalho. O projeto é coordenado pelo historiador Arléto Rocha. O Festival acontece entre os dias 20 e 22 de junho de 2018 em Foz do Iguaçu;
- Ainda sobre o projeto Caminhos de Peabiru, em 15 de junho de 2018 haverá em Curitiba o III EPCP –Encontro Paranaense sobre os Caminhos de Peabiru. O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo-Paraná Tur. Saiba mais em Facebook Trilhas pelos caminhos de Peabiru;
E você?
O que você mais gosta na região? Quais suas expectativas para o turismo regional? O que acha que pode ser melhorado? Conhece alguma ideia legal aí em sua cidade? Conta pra gente!