1 – Parque Estadual Lago Azul
Um lugar gostoso para curtir em família e com amigos é o Parque Estadual Lago Azul . O local conta com duas opções de trilhas, pelo menos 3 belas quedas d água, paisagens incríveis, animais silvestres e tudo isso de graça!
Como chegar? O parque fica a cerca de 10 km distante de Campo Mourão, logo após o parque industrial da COAMO e da barragem da Usina Mourão, pela rodovia BR 487 sentido Iretama. Atendimento de Terça a Sexta-feira das 09:00 às 17:00 | Sábado, Domingo e Feriados das 14:00 às 17:00.
2- Complexo Madeira em Juranda
Como não se encantar com a estrutura e atendimento deste lugar? Para os viajantes, comida boa e hospedagem. Para as famílias, além da excelente oferta gastronômica, suvenires, parque infantil, coelhos e porcos da índia (pra alegria da criançada! Particularmente gosto muito da cocada comercializada no armazém da vovó. Um lugar fascinante.
Como chegar? Segue pela BR 369 a poucos metros do acesso à Juranda (sentido Cascavel a Campo Mourão).
3 – Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo
O pequeno espaço entre Fênix e Barbosa Ferraz guarda na minha opinião, o trecho mais promissor com relação ao turismo em nossa região. Um dos principais pontos que recomendo por lá é o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo. O local, por enquanto está fechado para visitas porém, tem riqueza histórica e cultural inestimável a ser com partilhada. Lá encontra-se um dos últimos vestígios da ocupação jesuítica em nossa região (ruínas de uma antiga Redução Jesuítica Villa Rica del Espiritu Santu. Possui ainda a belíssima paisagem das trilhas para que você sinta um contato mais próximo com a natureza.
De brinde, a poucos km dali temos a capelinha do Morro (Capela Santo Inácio de Loyola), as paisagens dos morros e colinas, o Santuário Santa Rita de Cassia em Barbosa Ferraz e o Cristo Redentor em Corumbataí do Sul. Tudo isso de graça!
4 – Pousada Parque das Gabirobas
Roncador, além de suas belas cachoeiras, da histórica igreja pintada em afresco e de suas particularidades culturais possui uma das pioneiras em turismo rural no sul do Brasil, a Pousada Parque das Gabirobas. O local tem atrativos para todas as idades e gostos. Aquela gastronomia que você só encontra no campo, atendimento familiar, deliciosos licores (recomendamos que você conheça o de gabiroba, é delicioso!), tirolesa, pescaria, piscinas e muito mais.
Como chegar? Segue pela Rodovia Vassilio Boiko passando por dentro de Roncador até chegar a uma placa indicando a direção da pousada. Continua pela estrada rural Via Anchieta por cerca de 07 km.
5 – Hotel Fazenda Água Azul
A primeira vez que ouvi falar na Fazenda Água Azul foi na Revista Pauta de 1995, uma antiga publicação do Jornal Tribuna do Interior. Já naquela época, o agrônomo Johan Gabriel Berg Von Linde e a esposa Elissena Frollini preservavam área estimada de 120 alqueires de mata nativa.
Hoje o Hotel Fazenda Água Azul é um dos roteiros turísticos mais estruturados da região. Comida caseira, museu da história e do café, trilhas, pesca, piscina, ofurô com hidromassagem e muito mais.
Como chegar? Pegando a estrada Caminho do Peabirú, KM 4,5 (Bairro Arurau) entre Quinta do Sol e Fênix no Paraná. A entrada é indicada por uma grande placa ao lado de uma Igrejinha rural.
E você?
Que lugares você indica para as férias? Que lugares não pode faltar? Compartilhe sua opinião!