Além dos meios tradicionais como mural de avisos, telefone, whatsapp, site e e-mail é cada vez mais comum a criação de novos formatos de comunicação entre colaboradores, clientes e empreendedores. Tais erros se aplicam a qualquer tipo de empreendimento e ficam mais complexos conforme o porte da empresa.
- A não valorização do colaborador: Quando não se valoriza um colaborador ele tende a se desmotivar. Desmotivado ele não propõe melhorias para a empresa, afinal, de que adianta propor se o que faço não é valorizado? Como ele vai falar bem da empresa se ele odeia estar ali? Tratar como o funcionário como um objeto é um dos caminhos para a falência.
- Excesso de comunicação: Enquanto umas falham pela falta, outras pelo excesso. De nada adianta encher o mural de avisos, a caixa de e-mail e a página da intranet com informação inútil. Isso só vai sobrecarregar os colaborador. Conforme foi colocado no portal Administradores “Quantidade e qualidade precisam ser balanceadas o tempo todo”.
- Falta de comunicação entre os membros da equipe: Pra que uma equipe funcione de fato é necessário que todos se comuniquem adequadamente. A falha na comunicação entre os membros podem causar prejuízos para a imagem da empresa e em alguns momentos perdas financeiras graves.
Afinal, como resolver?
- A não valorização do funcionário: Valorizando o colaborador ele irá se motivar, irá propor melhorias, produzirá mais e melhor. A empresa só ganha com isso. O ideal é criar canais de comunicação específicos para que os colaboradores possam propor melhorias para os processos da empresa. As pessoas se sentem motivadas quando conseguem visualizar o resultado de seu esforço e serem reconhecidas por isso. Podem ser criadas premiações internas como um certificado por ter trabalhado um ano sem acidentes de trabalho, medalhas, confraternizações, um simples elogio dos colegas e superiores sobre um trabalho bem feito. A valorização nem sempre gera custo (as vezes é gratuito) porém podem aumentar a produtividade. Funcionário feliz produz mais e melhor! Se quiser fazer um Pix também, aí o colaborador agradece.
- Excesso de comunicação: Quando se tem muito barulho é difícil se concentrar em algo. A comunicação deve ser direcionada ao público correto. É algo relacionado a um processo detalhado da logística? envie para o pessoal que vai usar na logística. Deixe acesso para o restante, mas não precisa encher o Whats/e-mail de pessoas do operacional que nem querem saber sobre o assunto. As informações devem ser passadas em quantidade, qualidade e direcionadas ao público correto. Pode ser criado um banco de dados de instruções (uma espécie de wikipédia/ ou manual de normas) para que a equipe busque alguma informação quando necessário. Quando for algo que impacte diretamente na empresa compensa pensar em um treinamento (nem que seja a distância). Quando for algo breve, talvez uma reunião ou um áudio no grupo do WhatsApp já é o suficiente.
- Falta de comunicação entre os membros da equipe: Esse é o aspecto que mais me irrita em algumas empresas enquanto cliente. Parece tudo muito compartimentado. Eu quero resolver meu problema. Não importa se foi o Zé, Paulo ou Maria que causou (ou que vai resolver)! Só resolva! As empresas devem selecionar seus colaboradores e incentivá-los a se comunicar. Não precisam virar compadres e comadres, porém precisa existir um mínimo de entrosamento para que as coisas funcionem adequadamente. Equipe não recebe esse nome por acaso. Equipe deve jogar junto, cada um com suas habilidades contribuindo para um resultado positivo. Esse resultado positivo só acontece se houver comunicação entre os membros.
Referências
- 5 erros mais comuns na comunicação interna. Acesso em: 12 ago. 2018
- 7 erros que as empresas insistem em cometer. Acesso em: 12 ago. 2018
E você?
Concorda? Discorda? O que você acha?