Vamos repensar nossas cidades?

Imagem de Brigitte makes custom works from your photos, thanks a lot por Pixabay

Os avanços das relações capitalistas de produção carregaram um amontoado de mudanças nos cenários das cidades brasileiras do século XXI, expondo as fragilidades da falta de planejamento e ação nos espaços urbanos. O crescimento acelerado e desordenado das cidades trouxe grandes desafios como os representados em ocupações próximas a rios, a realocação de moradias, a fuga da artificialidade urbana, impactos ambientais, entre outros inúmeros exemplos.

Em sua cidade com certeza, você deve encontrar algum problema, como por exemplo, ruas sem asfalto, falta de moradias, emprego, escoamento ineficiente, falta de saneamento básico e vários outros. Com base nisso separamos alguns documentários com reflexões interessantes sobre o modo de agir e planejar as nossas cidades.

Espaço público: Velho Recife novo

Oito especialistas de diversas áreas (arquitetura e urbanismo, economia, engenharia, geografia, história e sociologia) opinam sobre a noção de espaço público na cidade do Recife e destacam temas como: a história do espaço público na cidade, o efeito dos projetos de grande impacto no espaço urbano, modos de morar recifense, a relação entre a rua e os edifícios, a qualidade dos espaços públicos, legislação urbana, gestão e políticas públicas e mobilidade.

Realengo, Aquele desabafo!

Realengo – Aquele desabafo!”  foi realizado in loco a partir de entrevistas audiovisuais, e, segundo o site Observatório das Metrópoles,  é resultado do desdobramento da pesquisa Entre a política e o mercado: desigualdades, exclusão social e produção da moradia popular na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, realizada pelo Observatório das Metrópoles (IPPUR-UFRJ).

Haiti: 2 anos depois. Entre a miséria e a esperança

Cerca de dois anos se passaram desde que o país mais pobre das Américas foi assolado com as forças de um grande terremoto (2010) e o pequeno país ainda não conseguiu se reerguer.  Em meio à destruição do terremoto, à pobreza, miséria e corrupção, haitianos seguem caminhos distintos. Enquanto alguns procuram maneiras de resistir, reconstruir sua nação, outros vão em busca de melhores condições em países vizinhos

Entre rios – São Paulo através de seus rios

Sinopse dos autores (Fonte: http://vimeo.com/14770270) : Entre Rios conta de modo rápido a história de São Paulo e como essa está totalmente ligada com seus rios. Muitas vezes no dia-a-dia frenético de quem vive São Paulo eles passam desapercebidos e só se mostram quando chove e a cidade pára. Mas não sinta vergonha se você não sabe onde encontram esses rios! Não é sua culpa! Alguns foram escondidos de nossa vista e outros vemos só de passagem, mas quando o trânsito pára nas marginais podemos apreciar seu fedor. É triste mas a cidade está viva e ainda pode mudar!

E você?

Conhece outro documentário? Compartilhe conosco!