Santuário do Rocio promove o desenvolvimento sustentável

As ações sociais contínuas desenvolvidas no santuário seguem as diretrizes dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU

Em 2015 a ONU (Organizações das Nações Unidas) desenvolveu uma agenda visando erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões até o ano de 2030. Nesse sentido, desenvolveu 17 objetivos estratégicos para atingir esta meta. Acompanhando estas diretrizes, a Associação Pró Obras Sociais, entidade sem fins lucrativos, mantida no Santuário Estadual do Rocio, promove várias ações, que estão ligadas, inicialmente, a quatro destes objetivos:

  • ODS 2 – Fome Zero
  • ODS 4 – Educação de Qualidade
  • ODS 10 – Redução das desigualdades e,
  • ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Fome zero

Ligado a este ODS, a pastoral social busca, cadastrar e atender famílias em vulnerabilidade social, oferecendo cestas básicas até conseguirem recuperar condições para seu sustento.

Cursos profissionalizantes

Na linha do ODS “Educação”, o Santuário oferece gratuitamente para desempregados e pessoas de baixa renda cursos profissionalizantes como Conferente de Contêineres, Logística Portuária, Introdução à informática, Programação, entre outros.

Oficina de artesanado do Clube de Mães
Oficina de artesanado do Clube de Mães

Clube das mães

No objetivo da ODS, redução das desigualdades, o Clube de Mães oferece vários cursos na como pintura, artesanato, crochês e outras atividades. As mulheres aprendem a produzir e a comercializar esse material. A receita da venda desses produtos é integralmente para elas.

P.Parron, mostra um dos trabalhos do Clube de Mães
P.Parron, mostra um dos trabalhos do Clube de Mães

Formação, debates e palestras

Contemplando o objetivo 16, “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, o Santuário promove encontros de cidadania, direitos humanos, combate ao uso de drogas e várias atividades de conscientização e formação para a comunidade em geral.

O Santuário do Rocio não tem vínculo político partidário, atende pessoas de todos os credos, raças e classes sociais. Todos os serviços oferecidos são gratuitos e estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: contribuir para formar uma sociedade justa e fraterna.

Créditos da matéria e fotografia

  • J. Parron, C.Ss.R.
  • www.redentoristas.org.br
  • Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rosário do Rocio
  • Fotos:  Pascom Santuário do Rocio