Vamos conhecer o centro histórico de Tibagi?

Museu Edmundo Mercer Filho - Tibagi-PR

Tibagi, assim como Paranaguá, Antonina, Morretes, Castro e Lapa guardam belos  prédios históricos.  A colonização da “melhor cidadezinha do Brasil ” aconteceu devido às pedras preciosas, como diamante e ouro.  Daí o motivo das numerosas expedições levadas até às margens do rio Tibagi, desde os primeiros tempos das entradas no sertão, feitas pelas bandeiras paulistas e, mais tarde, curitibanos.

Entretanto, a formação de um Povoado na região do Tibagi, somente foi tentada na última década do século XVII.  A povoação de Tibagi foi elevada à Freguesia em 1846, no Município de Castro e, em 1872, foi elevada à categoria de Vila. A Vila de Tibagi teve predicamento de Cidade em 1897.  (Fonte: IBGE, 2017)

No centro da pequena cidadezinha conhecemos vários prédios históricos. Prefeitura, Igreja, Museu e praça dividem espaço e fazem o visitante se sentir em outra época histórica. Durante nossa visita a “Geladoteca” chamou muito nossa atenção. Trata-se de uma Geladeira de livros localizada em frente ao Museu Desembargador Edmundo Mercer Filho.

Centro da cidade de Tibagi-PR
Centro da cidade de Tibagi-PR

Centro histórico de Tibagi

Mapa do turismo de Tibagi- 2014 (Divulgação/ Município de Tibagi)
Mapa do turismo de Tibagi- 2014 (Divulgação/ Município de Tibagi)

Alguns dias atrás falamos um pouco sobre o Museu Casa do Colono (localizado em uma das saídas de Tibagi). Dessa vez iremos nos prender na área central da cidade que mantém conservados e bem estruturados registros da história paranaense. Como já falamos antes às águas do Rio Tibagi foram essenciais para o desenvolvimento da localidade (exploração de minérios). Hoje o mesmo rio nos presenteia com paisagens incríveis, cachoeiras e corta o lindo cânion Guartelá.

Praça no centro de Tibagi-PR
Praça no centro de Tibagi-PR

Pertinho dali. Logo em frente da praça central conhecemos a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, um dos prédios históricos mais belos da cidade. A Igreja Matriz, foi inaugurada em junho de 1943 e chama a atenção de quem passa por alí.

Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior

O Museu foi aberto ao público em 1986, com exposições de fotos e doações da comunidade de Tibagi-PR. No mesmo ano uma lei oficializou o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, inaugurado em 1987.

O Museu é um dos mais completos do Paraná. Hoje possui um acervo de aproximadamente 5.400 peças. Ao conhecê-lo o visitante mergulha na história de Tibagi. São 9 salas que contam um pouco sobre a colonização, os personagens e os fatos mais curiosos. 

As salas estão distribuídas Hall de Entrada (homenagem a Edmundo Mercer Júnior), Bibliotáfio (livros Raros e documentos), Sala do Garimpo, Salão de Fotografias, Sala Histórica, Sala dos Talentos Musicais, Sala Indígena, Sala Fatos do Passado, Sala Usos e Costumes.  Fonte: Prefeitura de Tibagi

Biblioteca Pública Municipal

Prédio construído em 1915 no Governo do Dr. Carlos Cavalcanti, sendo elevado à categoria de Grupo Escolar com o nome de “Telêmaco Borba”. Somente em 13 de outubro de 1965 através da Lei nº 440, sancionada pelo então Prefeito Municipal Homero Talevi Campos, a Biblioteca foi oficialmente criada. Este é um local para quem deseja entrar em contato com o mundo das letras e a fantasia. Fonte: PR Turismo

Biblioteca - Tibagi-PR
Biblioteca – Tibagi-PR

Outros roteiros de Tibagi

Além dos pontos mencionados anteriormente, recebem vários visitantes também a caixa d’água, Teatro municipal, farmácia no centro histórico e Palácio do diamante (prefeitura). Além disso nos dois acessos principais da cidade de Tibagi foram construídos portais que, de certa forma, nos remetem a traços históricos.

Entrada da cidade de Tibagi-PR
Entrada da cidade de Tibagi-PR

Mais informações

Secretaria Municipal de Turismo  de Tibagi
0800-643-1388 | (42) 3916 2149
setur@tibagi.pr.gov.br

Centro de apoio ao turista- Tibagi-PR
Centro de apoio ao turista- Tibagi-PR

E você?

Conhece Tibagi?  O que você mais gosta? Tem alguma foto legal de lá? Compartilhe nos comentários!

 

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná!
Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares
Sugira, critique, participe!
;-)