Turismo, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável

Parque do Ingá - Maringá

Com os avanços tecnológicos, o turismo deixou de ser um sinônimo apenas de lazer e passou a ser visto como um modo para agilizar o desenvolvimento de muitas regiões e localidades. Ao passar dos anos o turismo passou à ser visto como pilar econômico. Isso chamou atenção dos governos públicos e regionais que se interessam em promover e destacar o desenvolvimento local. Para que tudo ocorra de forma eficaz é indispensável um bom planejamento. Existem diferentes tipos de planejamentos no ramo turístico e a aplicação de cada um deles vai depender da realidade de cada região.

Em busca do turismo sustentável

Pousada Parque das Gabirobas
Pousada Parque das Gabirobas- Roncador

Algumas pesquisas reconhecem que o turismo é uma atividade significativa para a economia, mas que também pode acabar provocando muitos danos ao meio ambiente. Através destas pesquisas foi designado que é importante fazer a aplicação do “turismo sustentável”, que significa satisfazer as necessidades dos turistas, da comunidade receptora e ao mesmo tempo proteger a área de danos ambientais para que possa ser preservada para as futuras gerações.

Quais os benefícios do ‘turismo sustentável’?

Foz do Iguaçu - Cataratas

O desenvolvimento sustentável permite melhorar a qualidade de vida das regiões receptoras, trazendo benefícios econômicos e sociais sem prejudicar a área ambiental. Ele está relacionado aos princípios de sustentabilidade social, cultural, ecológica, econômica, espacial e política. E essa sustentabilidade só poderá ocorrer de maneira eficaz e proveitosa através de um modelo de planejamento que possa privilegiar todas as suas dimensões.

No turismo o planejamento é um processo baseado em análise e avaliação, visando desenvolver e melhorar o potencial das atividades turísticas gerando qualidade ambiental, e bem-estar social. Portanto, o planejamento é necessário para facilitar a viabilidade, a organização, e a sustentabilidade da atividade e servindo também para amenizar impactos negativos. Sendo assim, o processo de planejamento é indispensável para que haja um desenvolvimento equilibrado e harmônico.

Foz do Iguaçu - Cataratas

E você ?

Conhece algum exemplo bem sucedido de turismo e desenvolvimento sustentável? Compartilhe conosco!

Conta pra gente, o que você achou?

Acadêmica de Turismo e Meio Ambiente - UNESPAR - Campo Mourão.

Conta pra gente, o que você achou? ;-)