Conheça o Parque do lago de Campo Mourão

Um cenário muito conhecido pelos visitantes de Campo Mourão é o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), lugar ideal para caminhadas, ginásticas e atividades recreativas em geral. Além de ser um dos principais cartões postais da cidade, é um dos locais mais frequentados na região. O acesso é gratuito e após uma boa caminhada, alí em frente tem a barraquinha do seu Sebastião com uma deliciosa água de coco e vários sorveteiros para a felicidade da criançada.

O que fazer em Campo Mourão?

Como chegar?

Como tudo começou?

Segundo Valéria Machado e Marcos C. Bovo, inicialmente o local era destinado à captação de água para o abastecimento público. Foi transformado em parque em 1971 com “quadra esportiva, bancos, mesas, quiosques, sanitários, churrasqueiras e uma pista de dança ao ar livre, contando com uma área de 60 mil metros quadrados”. Melhorias ocorreram no fim da década de 1970, com o represamento do Rio do Campo para formação do lago, anexação de área externa para construção de estacionamento, restaurante e vegetação na margem direita da área verde.

Em 1987 o parque foi criado oficialmente pela lei 568/87 com uma área de quase 230.000 m², recebendo uma nova revitalização no ano de 1993, onde ocorreu “[…] o aumento da lâmina de água delimitada com uma malha de rochas e telas no seu entorno, construção de duas pontes que permitiu a construção de uma pista de caminhada de 1200 m de extensão, serviços de terraplanagem em uma área de várzea para o plantio de gramas. instalação de equipamentos de ginásticas e playground e cancha de areia” (Machado & Bovo, 2009).

Três anos mais tarde, o parque teve nova ampliação de sua área para 22,96 hectares. Atualmente o parque dispõe de pista de caminhada, academia de terceira e de primeira idade, parque infantil, iluminação, duas quadras esportivas, concha acústica, monumentos artísticos e o lago como principais atrativos.


FONTE: MACHADO, Valéria. Análise comparativa entre os aspectos socioambientais do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira e Parque das Torres em Campo Mourão-PR (re) discutindo algumas propostas de revitalização. Orientador: Marcos Clair Bovo. Monografia de bacharelado em Geografia. Campo Mourão, 2009. 59 fls.



Quando ir?

O parque é aberto das 06:30 às 20:00. Os horários de maior visitação são pela manhã e entardecer principalmente aos fins de semana.

E você, o que acha do parque?

Já conhecia? O que acha que poderia ser melhorado por lá? Por que você gosta de ir?#compartilhe

Conta pra gente, o que você achou?

Escrito por: Trilhas & Lugares

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)