Turismo: O que fazer em Fênix?

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

A história de Fênix, cidade a cerca de 90Km de Maringá e 70Km de Campo Mourão, remonta a 1570 com a fundação da cidade espanhola (redução jesuítica) Villa Rica del Espírito Santo. Após 1630 o Tratado de Tordesilhas, que vigorava até então, foi quebrado com a invasão dos Bandeirantes paulistas que transferiram todo o território para a coroa portuguesa. Houve sangrentas batalhas e, segundo relatos históricos, a população indígena foi praticamente dizimada. Os poucos resíduos da ocupação espanhola podem ser encontrados no Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo.

O município de Fênix, à semelhança da mitológica ave de mesmo nome, renasceu das cinzas, das ruínas de Vila Rica, e tem hoje um futuro promissor com seu inestimável valor cultural, religioso e histórico.

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

Dotado de uma natureza exuberante, o parque com seus mais de 350 hectares é refúgio de muitas espécies em extinção tais como os Macacos prego, Urubu Rei, Juruva, Coati entre vários outros. Como estrutura ao visitante o local conta com:

-> Conheça o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

  • Centro de visitantes com Recepção, água, banheiros, sala de vídeo e museu.
  • Museu: Inaugurado em novembro de 1990 com cerca de 100m², possui várias cerâmicas e artefatos retirados do sítio arqueológico existente no local, relatos de pesquisas realizadas, amostras da vegetação local, antigas ossadas e uma grande maquete de como era a antiga cidade.
  • Trilhas: Apesar de não ser permitida a visitação às ruínas da antiga cidade jesuítica, as trilhas em meio a mata nativa, com duração de cerca de uma hora, promovem o encontro do visitante com um dos últimos resquícios de floresta tropical da região. Perobas, figueiras, canelas e palmitos são encontrados em abundância no local.
  • Lago: Diz a lenda que possui Jacarés, eu particularmente não vi nenhum, mas na dúvida….
  • Quiosques: Pontos de parada com bancos, água e banheiros para visitantes.

Horário de atendimento: Terça a Sexta-feira das 08:00 às 17:00 / Sábado, Domingo e Feriados das 13:00 às 17:00 (agendamento para grupos organizados)

Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo

Contato: pevilaricaespiritosanto@iap.pr.gov.br / joaobc@iap.pr.gov.br Tel: 44 – 3272-1352 (João do Carmo)

Igrejinha da serra

A Capela Santo Inácio de Loyola, popularmente conhecida como Igrejinha da serra, foi construída a beira do antigo Caminho de Peabiru.

Capelinha do morro - Fênix

Capelinha do morro – Fênix

Festa do Prato típico

Geralmente a festa do prato típico ocorre no mês de julho e o protagonista é o “Peixe na cerâmica“. O peixe pintado é cuidadosamente preparado na cerâmica. O prato atrai apreciadores de toda a região. É servido, juntamente, um pirão especial, além de arroz branco, almeirão com bacon e vinagrete.

Outros atrativos

Hotel Água Azul: Estrada Caminho do Peabirú, KM 4,5 – Bairro Arurau entre Quinta do Sol e Fênix – Paraná. Tel:  (44) 3567 1010     (44) 3567 1029  (44) 8412 6235. Site

Hotel Fazenda Água Azul - Quinta do Sol

Telefones úteis

Prefeitura de Fênix 44 3272-8000

E você?

Sabe de algo legal que esquecemos de colocar aqui? tem alguma sugestão de onde ir? O espaço aqui é seu!!

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)