Farol estará em Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Chiquitanía - Foto: Departamento de Turismo Farol (Divulgação)

Farol será representado por Ruben Orlando Moyano no XIII Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável”, a ser realizado em San Jose de Chiquitos – Santa Cruz de la Sierra – Bolívia. Moyano, chefe departamento de Turismo e Cultura de Farol, foi convidado para abrir o evento com uma palestra sobre o case de sucesso “Rota da fé”. Vários países da América Latina como Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Honduras entre outros estarão presentes no congresso.

É importante destacar que este congresso Internacional nasceu no Centro Catequético de Campo mourão no 2006 e já foram realizados em vários lugares de Brasil (PUC- Curitiba – Maringá – Apucarana), Argentina ( Merlo, Bariloche, Córdoba, Buenos Aires)  e agora na Bolívia. Ano que vem o evento será em Honduras (2018).

Programação do evento



Sobre Misiones Jesuíticas de Bolivia

Na Chiquitanía se conservam as missões jesuítas da Bolívia, declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1990. São as únicas missões que, desde a sua fundação, continuam a manter a cultura missionária da América do Sul. Após o fim das reduções jesuíticas vários artefatos e estruturas permanecem na paisagem local (igrejas, portais, retábulos, púlpitos, imagens, galerias, casas).

Além dos templos magníficos, o layout urbano original e o artesanato, a música e o folclore são o legado cultural que nos surpreende hoje. Foram descobertos e recuperados mais de 5.000 músicas foram recuperadas, que se tornaram a maior coleção de música barroca indígena na América do Sul.


Turismo religioso na Comcam

A região da Comcam (25 municípios), turisticamente chamado pelo Ministério do Turismo de “Ecoaventuras Histórias e Sabores”, é referência de Turismo Religioso Sustentável. Aqui temos as Missões Jesuíticas de “Villa Rica de Espirito Santo” na cidade de Fênix, Água da Fonte em Farol entre outros vários atrativos.


Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)