Iretama Terra Querida, a cidade colméia no Facebook

Retirada da página Iretama Terra Querida

Vista aérea de Iretama. Foto gentilmente cedida pela equipe da Fanpage “Iretama Terra Querida”

Mantendo discrição, um grupo de 8 amigos mantém no Facebook a página “Iretama Terra Querida” que é sucesso entre os usuários da rede social. Possui em média 30 mil acessos por dia, chegando a 3200 cidades do Brasil, 57 países e possui quase 14 mil seguidores.  Segundo os administradores da página, a fanpage  tem “o objetivo de resgatar e manter a história de Iretama além de poder estreitar a amizade entre os amigos e simpatizantes.”

Conforme mencionado várias vezes na página, a cidade de Iretama é apelidada por muitos como “cidade Colmeia” devido a origem indígena do nome da cidade (tupi-guarani) em alusão às pessoas chegando de todos os lados como milhares de abelhas, voltando do seu trabalho no fim do dia no período de colonização da cidade.

Em 1952, teve início o povoado, onde hoje se ergue o município de Iretama, que teve no comerciante Wassílio Mamus, um de seus pioneiros. Devido á fertilidade das terras, em pouco tempo outros colonizadores foram chegando, adquirindo terras e construindo estabelecimentos, sendo que as primeiras famílias a se radicarem com agricultores foram: Nery, Proença, Borine, Siena, Correia, Ruela de Oliveira, Correia Gonçalves, Takanashi, Oliva e Pepino, que chegaram a região entre os anos de 1953 e 1954.
Com a colaboração do colonizador Jayme Watt Longo, em 1954 construíram-se as primeiras casas, traçaram as principais ruas, ficando assim construído um povoado com o nome de Iretama. Nome indígena que significa ″colméias″. Fonte: IBGE





Como tudo começou?

Segundo a equipe que administra a página, o início do trabalho ocorreu com o Sr. Marinaldo Romero (in memorian) ainda nos tempos do Orkut (antiga rede social). Sr. Marinaldo era comerciante, filho de pioneiros e no Orkut compartilhava fotos diversas de Iretama.

Em abril de 2013 a página foi criada no Facebook. Atualmente a equipe é composta por dois advogados, um administrador de empresas, um médico, um técnico em contabilidade, uma professora e dois empresários, que por hobby , trabalham no anonimato para manter viva a história de Iretama. Destes, apenas dois ainda moram em Iretama.

“Iretama Terra Querida”

Sem dúvida, o amor e a paixão pela cidade é o principal ingrediente do sucesso da página. São publicados em média 10 fotos por dia entre antigas e atuais, além de algumas críticas e elogios construtivos para a cidade.

Visite a página “Iretama Terra Querida” e conheça um pouco mais sobre Iretama, suas belezas naturais, povo e história.



Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)